A Prefeitura de Araguaína, através da Secretaria da Saúde, receberá nesta sexta-feira, 17, às 9h, na sede da Secretaria, representantes do Ministério da Educação (MEC) para discutir os rumos da implantação do curso de medicina em Araguaína, que ficará sob a responsabilidade da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A vinda dos representantes do MEC a Araguaína é para visitar “in loco” as unidades básicas de saúde do Município, que deverão ser utilizadas nos estágios dos futuros alunos do curso de medicina da UFT, e que será implantado em parceria com a Prefeitura.

Pelos novos critérios do Governo Federal para liberação de cursos de medicina, é obrigatório que na grade curricular dos estudantes conste o atendimento nas redes de Atenção Básica de Saúde, gerenciadas pelos municípios.

Ainda, durante reunião, o secretário da Saúde, Jean Coutinho falará sobre o funcionamento das UBS do Município e levará a equipe do MEC a duas Unidades de Saúde, a do JK, que já está totalmente informatizada, e a Manoel Maria, no Setor Cimba.

O secretário destacou a importância da visita do MEC e da parceria entre Município e UFT na implantação do curso de medicina.  “A visita é de suma importância, pois as duas partes vão discutir a autorização do curso que, quando estiver funcionando, deverá movimentar ainda mais a economia regional, além de reafirmar Araguaína como importante polo educacional e referência em saúde”, disse.

Parceria Prefeitura e UFT

Já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) convênio assinado entre a UFT e a Prefeitura, que garantirá a implantação do novo curso de graduação em Medicina. O documento estabelece a realização de residências médicas, cursos de especialização, aperfeiçoamento, estágio estudantil supervisionado, pesquisas e extensão acadêmica nas unidades de saúde do município, beneficiando os novos universitários do curso.

O convênio foi assinado no dia 17 de dezembro de 2014 e tem um prazo de vigência de até 5 anos, contando a partir da assinatura com as entidades envolvidas.

Benefícios

A Rede Municipal de Atenção Básica compreende 18 unidades básicas de saúde de Araguaína, além do Hospital Municipal e da Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro – UPA 24 horas. Com a pactuação do Município e UFT, será possível inclusive que o estudantes participem de cirurgias de pequeno e médio porte, com o acompanhamento dos professores de estágio supervisionado e um coordenador responsável pelo fluxo de alunos nas unidades.