Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Uma comissão do MEC visitou a UBS do JK e o HRA na manhã desta sexta-feira, 17, para avaliar instalações, visando a implantação do curso de medicina na UFT de Araguaína. As unidades serão usadas para estágio dos futuros médicos na saúde básica.

Nós estamos vendo se as condições de saúde e do que foi colocado no projeto pedagógico coincide com o que é necessário, com as orientações gerais do MEC para abertura de cursos de medicina nas universidades federais. Explicou a integrante da Comissão, Maria Gorete Frota Ribeiro, sem dar prazos de quando o Ministério da Educação autoriza o funcionamento do curso.

Comissão do MEC visita Unidade Básica do Setor JK. Foto: Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Sem querer, o secretário municipal de saúde Jean Luís Coutinho admitiu que as consultas nas UBS estão com qualidade inferior ao ideal. Mas enfatizou que com atuação dos estagiários de medicina isso vai melhorar. “Estudamos o caso mais adequadamente. Não é aquela consulta que seria muito rápida, é uma consulta mais demorada, mais detalhada. Há uma pesquisa, há um estudo naquele caso daquela pessoa. (...) Passa a ser uma consulta mais qualificada,” afirmou.

Para receber o novo curso, a UFT precisa fazer adequações na estrutura física. Segundo o diretor do Campus de Araguaína, Luís Eduardo Bovolato, algumas estruturas estão prontas e outras serão edificadas ao longo do curso. “Hoje temos condições de receber o curso de medicina em Araguaína,” considerou, acrescentando que os recursos já estão pactuados pelo MEC. Afirmou ainda que a expectativa é de que o curso seja implantado até 2016, sendo que o primeiro vestibular pode sair em novembro de 2015 ou em maio de 2016.

Ainda conforme Bovolato, além da estrutura física, para a implantação do curso de medicina há a necessidade de contratar a mão de obra. No caso dos professores a UFT abrirá concurso com 60 vagas. Os outros profissionais da saúde como enfermeiros, técnicos de enfermagem do Hospital Universitário de Araguaína serão terceirizados. A Ebserh fará concurso com 338 vagas.

Leia+

» Representantes do MEC visitam Araguaína para conhecer UBS"s e discutir curso de medicina