Samuel Lima/Colaboração Exporádica

A Primeira Igreja Batista em Araguaína realizará neste sábado, 18, a partir das 19h30, em seu templo, o Culto em Ação de Graças pelos 50 anos de ministério da missionária Raimunda Lima Gomes de Barros.

Raimunda Lima, como é mais conhecida, nasceu em Pedro Afonso, norte de Goiás, hoje Tocantins, em 11 de dezembro de 1937. Na igreja batista daquela cidade converteu-se a Jesus Cristo ainda criança e, pouco tempo depois, o ardor missionário, em forma de chamado, já pulsava em seu coração. Desde sua adolescência foi ativa participante de ações evangelísticas de sua igreja e da Convenção Batista do Tocantins (que já se chamava assim antes mesmo da criação do Estado, em 1988).

Formação

A missionária é formada em Educação Religiosa pelo Seminário de Educadoras Cristãs (SEC), em Recife (PE); em Letras (com Licenciatura Plena em Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Unitins em Araguaína; e, recentemente, concluiu estudos em nível de pós-graduação em Ciências da Religião. O trabalho monográfico foi transformado em livro – “O Cerne da Religião” – que também será apresentado e lançado durante o Culto em Ação de Graças neste sábado.

 Trabalho

 A missionária atuou principalmente na área de plantação, revitalização e crescimento de igrejas nos estados da Bahia, Goiás e Tocantins. Trabalhou na plantação de igrejas em Figueirópolis (TO), São Miguel do Araguaia (GO) e Araguaína (igrejas Ebenézer, Monte Moriá e Monte Horebe), e ainda nas cidades de Gurupi - implantação da Escola Batista -, Nova Lídice (BA), Posto da Mata (BA), Teixeira de Freitas (BA), Santo Antônio (BA), Porto Nacional (TO) e Ananás (TO). Atuou ainda como secretária executiva da União Feminina Batista do Tocantins (UFMBT) por dez anos.

Docência 

  Em Araguaína, onde reside desde 1987, também leciona no Seminário Teológico Batista do Tocantins, as disciplinas de Português, Evangelismo, Metodologia Missionária e Plantação e Crescimento de Igrejas.