Uma importante parceria foi firmada entre a Associação Comercial e Industrial de Araguaína - ACIARA e o 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros durante uma reunião entre o presidente Manoel de Assis Silva, o Major Rocha, comandante do batalhão, e os diretores de Assuntos Ambientais da ACIARA, Juliane Carneiro e Carlos Júnior.

O intuito é oferecer aos comerciantes e seus colaboradores treinamentos quanto ao uso correto dos extintores de incêndios em casos de pequenos incidentes. “É uma preparação fundamental já que o primeiro combate ao fogo pode ser determinante para preservar a integridade da loja e dos produtos”, afirmou Manoel. O minicurso será gratuito e conduzido pelos militares do Corpo de Bombeiros. Um novo encontro foi marcado para agendar as datas dos treinamentos.

De acordo com o Major Rocha, a iniciativa é uma contrapartida da corporação para os pequenos empresários que buscam proporcionar maior segurança aos estabelecimentos por meio das capacitações, conscientização e cumprimento das normas vigentes. “Hoje, empresas com mais de 750 metros quadrados precisam ter uma brigada própria. Mas para os demais, não há essa obrigatoriedade e percebemos que muitos possuem essa preocupação. Por isso nos colocaremos à disposição dos empresários”, disse o major.

Apoio

O 2º Batalhão também solicitou apoio da ACIARA para a construção de um local apropriado para armazenar uma auto-escada para combate a incêndios em edifícios. O equipamento, avaliado em cerca de R$ 3 milhões e que atinge 30 metros de altura, ainda está em Palmas devido à falta de espaço no batalhão. “Colocamo-nos à disposição dos Bombeiros para ajudar no que for preciso porque, pela quantidade de prédios que temos aqui, Araguaína já precisa de uma escada dessas”, informou a diretora Juliane Carneiro.

Canil

Outra proposta do Corpo de Bombeiros junto à ACIARA foi a criação de um canil para treinamento de cães para o serviço de busca de desaparecidos ou sobreviventes de tragédias. “Já houve casos em nossa região de pessoas perdidas nas matas e que, quando foram encontradas, já estavam mortas. Acreditamos que o canil será de grande serventia para a corporação”, pontuou o também diretor Carlos Júnior.

O 2º Batalhão de Araguaína já está buscando informações junto ao batalhão de Busca e Salvamento de Brasília. O treinamento dos animais ficará sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros. “Também queremos construir uma unidade própria para abrigar os cães e melhorarmos nossa capacidade de localização de desaparecidos”, concluiu o Major Rocha.