Redação

Cerca de 50 camponeses participaram de uma caminhada ontem, 20, em Araguaína e ocuparam a sede do Incra.  Eles exigem que o órgão regularize os assentamentos localizados em três municípios da região Norte do Tocantins: Araguaína, Carmolândia e Piraquê.

Ao Jornal do Tocantins, o presidente do assentamento Brejão I, município de Araguaína, Eliezer Gomes Ferreira, explicou que os trabalhadores rurais  querem a regularização das terras ocupadas por eles há 18 anos. “Nós vivemos da agricultura familiar, a terra é nossa. Queremos apenas que regularizem a documentação,” cobrou. 

Conforme relato de  Eliezer ao JTO,  cinco acordos já foram feitos entre Incra, Ministério Público Federal e Estadual para a regularização das terras, mas a decisão final da documentação não foi concluída. Desde ontem estão acampados na sede do Incra em Araguaína e afirmam sair só quando o órgão atender as exigências.

Resposta do Incra

Em nota, o Incra informou que a ocupação da sede em Araguaína  “é ilegal, prejudica as ações do órgão, afeta o atendimento ao público e afasta a legitimidade das reivindicações dos trabalhadores rurais sem-terra.” Ainda acrescentou que reivindicações relacionadas à regularização fundiária serão encaminhadas ao Programa Terra Legal Amazônia do Ministério do Desenvolvimento Agrário.