A deputada estadual Valderez Castelo Branco apresentará um requerimento ao presidente da Assembleia Legislativa (AL), Osires Damaso (DEM), que pede uma janela com intérprete de Libras nas transmissões da TV Assembleia. Foi o que afirmou a parlamentar em seu discurso na Tribuna na manhã desta quinta-feira, 23, durante a Sessão Solene no Plenário da Casa, em homenagem à Associação dos Surdos de Palmas (ASP) e em comemoração aos 13 anos da Lei de Libras.

De acordo com a deputada, que estava com o requerimento em mãos durante o pronunciamento, a pedido será realizado na próxima Sessão Ordinária da Casa, conforme estabelecido pelo regimento interno da AL. “Por compreender a importância da inclusão também nesta Casa de Leis, farei esta solicitação”, afirmou.

Ela destacou ainda a importância das políticas públicas que proporcionam oportunidades de inclusão das pessoas com deficiência. No entanto, Valderez ressaltou que ainda é preciso trabalhar diariamente para garantir oportunidades para aqueles que precisam. “É necessário mais inclusão nas escolas, nas faculdades, para que eles sejam capazes de alcançar todos os seus objetivos e sonhos. Nos colocamos à disposição daqueles que precisam da nossa fala e das nossas ações”, completou.

Hoje comemora-se 13 anos da Lei de Libras, que foi sancionada em 2002. Ela garante ao deficiente auditivo o direito ao trabalho, à educação, à cultura, à saúde e de forma geral o direito à acessibilidade.

Homenageados

A Sessão foi solicitada pelo deputado estadual Cleiton Cardoso (PSL) e presidida pelo deputado estadual Mauro Carlesse (PTB). Na solenidade foram homenageados o intérprete de Libras João Mendes Filho, a professora da UFT Roselba Gomes de Miranda, o presidente da Associação de Apoio e Defesa do Surdo de Gurupi (ADESGU), Charlie Chrystian Guedes Cordeiro e a ASP, por meio de seu presidente Rondinelli Rômulo.

Presenças

Na ocasião, estavam presentes na solenidade o secretário da Educação do Estado, Adão Francisco, representando o Governador Marcelo Miranda (PMDB), o vereador de Araguaína Terciliano Gomes, demais deputados estaduais, autoridades, sociedade civil e imprensa.