Ramila Macedo

Um grupo de sem-terras tentou ocupar a fazenda Santa Hilária, localizada na zona rural de Araguatins, na madrugada deste sábado (02) e trocou tiros com os moradores. Segundo informações da PM, cerca de 20 pessoas estavam armadas de espingardas, e durante o impasse um homem de 52 anos foi baleado no quadril.

O aposentado de 71 anos Carlos Alberto Teixeira de Castro acionou a PM, contou que estava com mulher e filhos, e visitava um amigo na fazenda. Ele disse que um grupo de homens encapuzados já chegou atirando contra os moradores da propriedade.  

Assustado com o ataque, um dos moradores reagiu aos tiros e efetuou um disparo contra o grupo, atingindo um senhor, identificado como Francisco José dos Santos, de 54 anos.

Viaturas da PM e da Polícia Civil se deslocaram à fazenda. A caminho da propriedade, cerca de 3 km da sede da fazenda, a PM informou que encontrou algumas motos e cerca de 20 homens no local.

Os militares interceptaram o motorista de um caminhão, e ele disse havia sido fretado para transportar pessoas até o local. O motorista disse ainda que havia cerca de 100 pessoas na fazenda, se tratavam de membros do Movimento Sem Terra (MST) e que alguns deles já haviam trocado tiros com moradores da fazenda.

Marcas da violência

O veículo danificado do aposentado que visitava a fazenda. Foto: Patrulha Web 

De acordo com a PM, chegando na sede da fazenda os militares encontraram  várias marcas de tiros nas portas, janelas e paredes dos quartos. Os militares localizaram Carlos Alberto Teixeira, que afirmou ter realizado disparos na tentativa de garantir a integridade física de seus familiares. Ele declarou que a fazenda foi tomada por homens encapuzados e que a princípio ele pensou que fossem assaltantes. O aposentado contou que foi agredido e que sofreu ameaças. O carro dele estava com vidros quebrados, pneus furados, lataria e capô e amassados.

Segundo a PM, também foi encontrado um animal sacrificado e que membros do movimento estavam esquartejando para o consumo. O Comandante da 4ª CIPM, capitão Valdeonne, esteve à frente da operação e no decorrer da manhã negociou com os líderes do movimento para que os mesmos se retirassem do local. O lavrador Francisco José dos Santos, baleado no quadril, foi levado de ambulância para o Hospital Municipal de Araguatins. Demais participantes saíram da fazenda passivamente.

Armas apreendidas

Armas apreendidas na propriedade. Foto: Ascom PM

Durante diligências na propriedade, a PM informou que encontrou no matagal, próximo à sede da fazenda uma carabina calibre 22; cinco espingardas bate-bucha; cartuchos deflagrados, frascos de espoleta, de pólvora além de chumbo pronto para uso. Porém, não foi possível identificar o dono de cada arma. Também foi localizada uma pistola PT 100 com dois carregadores pertencente a Carlos Alberto Teixeira, a qual foi danificada pelos sem-terra, segundo a PM. As armas apreendidas foram entregues na Delegacia de Polícia da cidade de Augustinópolis para as providências. O local foi periciado.

Outro lado

De acordo com o MST, os trabalhadores rurais pretendiam ocupar a fazenda que “pertence à União e foi grilada pelo fazendeiro paulista Lund Antônio Borges”. Em 2005 ele entrou na “Lista Suja” do trabalho escravo após o MTE encontrar seis pessoas em situações degradantes.