Com a proposta de mostrar aos agricultores familiares as novas tecnologias adaptáveis às pequenas propriedades rurais, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participa, a partir desta terça-feira, 5, até sábado, 9, da 15ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins Brasil 2015), no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.

No espaço de dois hectares destinado ao Pavilhão da Agricultura Familiar, o visitante encontrará as Unidades Demonstrativas (UDs) com tecnologias para melhorar a produtividade em diversas atividades desenvolvidas pelo homem do campo, como avicultura, ovinocultura, horta em sistema circular, cultivo de tomate protegido, sistema agroflorestal, pastejo rotacionado para gado, unidade de produção de feijão caupi, sistema agrosilvipastoril, avicultura caipira, ovinos, caprinos e produção de leite. Haverá ainda outras tecnologias voltadas para o agricultor familiar na área de fruticultura, bem como áreas demonstrativas de cultivos tradicionais.

Durante a feira, técnicos irão repassar informações sobre todas as ações que o Ruraltins desenvolve junto ao agricultor familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), crédito rural, crédito fundiário, Cadastro Ambiental Rural (CAR), agroindústria, associativismo e cooperativismo, piscicultura, dentre outras ações.

Para o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, a Agrotins 2015 será uma ótima oportunidade para o agricultor familiar buscar conhecimentos e aprimorar a sua vocação. “Na Feira, vamos mostrar o importantíssimo trabalho que a extensão rural desenvolve nos 139 municípios do Estado, por meio do corpo técnico do órgão, no sentido de melhorar a qualidade de vida do agricultor familiar. As várias vitrines implantadas na área de campo apresentarão os resultados de tecnologias simples que os produtores podem aplicar nas suas propriedades, agregando valor à produção, gerando mais renda para a família”, avalia.

Expositores

Além da área de campo, o Ruraltins traz um amplo espaço, destinado aos expositores da agricultura familiar, com 50 estandes, auditório, sala de reunião e palco para apresentações culturais. No local, produtos da sociobiodiversidade, como o babaçu, mangaba, murici, capim dourado e fibra da bananeira vão estar à disposição dos visitantes. Assim como as atividades agroextrativistas, de comunidades indígenas e quilombolas, além de produtos como doces de frutos do cerrado, polpas e peixes de água doce.

Caravanas

O Ruraltins, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), programou a participação de 30 caravanas com agricultores familiares de todas as regiões do Estado para a Agrotins Brasil  2015. A expectativa é que 1.260 produtores sejam contemplados. De acordo com a técnica do Instituto, Cassia Medrado, as caravanas garantem ainda a participação de estudantes das escolas agrícolas do interior do Estado.“Queremos que todos tenham acesso às novidades tecnológicas e à troca de experiência que a Agrotins proporciona”, disse.

Durante a feira, os agricultores terão a oportunidade de participar ainda de palestras voltadas para as inovações tecnológicas de interesse do pequeno e médio produtor sobre: manejo de produção em piscicultura, fortalecimento da pesca profissional, pastejo rotacionado, ordenha manual higiênica para vacas de leite, Plano ABC, associativismo, meliponicultura, sobiobiodiversidade; agroecologia; economia solidária; tecnologias sociais para o agricultor familiar; fomento à produção e segurança alimentar.

Leia+

Agrotins inicia com expectativa de movimentar o agronegócio do TO