Ramila Macedo e Fernando Almeida

Depois de 40 anos atuando no transporte público de passageiros em Araguaína, a Viação Lontra anunciou que vai encerrar as atividades na próxima sexta-feira, 08. A data marca o fim do segundo contrato de 20 anos com o município, que segundo a empresa fora assinado em maio de 1995. Em seu lugar, deve assumir a Cooperlota. No entanto, ao Araguaína Notícias, o presidente da cooperativa afirmou que ainda não sabe quando a nova frota vai circular, porque a fabricante ainda não entregou todas as unidades.

Versão da Lontra

Em entrevista ao AN, a advogada da Lontra Sandra Aguiar, explicou que no ano de 1995 havia encerrado o primeiro contrato com município que durou 20 anos. Naquele ano foi feita licitação, a Lontra venceu e assinou o segundo contrato com o município em 8 de maio, por mais 20 anos, contados a partir da data da assinatura.

A três dias do encerramento, Aguiar contou que a realidade é que a empresa vem enfrentando uma série de dificuldades para “manter o serviço com uma tarifa muito baixa, com muito clandestino, sem fiscalização e ruas em condições muito ruins”. Segundo a advogada, o poder público não procurou a Lontra e que deu preferência para concorrente.

A empresa não teve nenhuma conversa com o poder público. O poder público não chamou pra nada. Então a gente entendeu nesse silêncio que o contrato encerrou, acabou e pronto”.

Nova frota

Também em entrevista ao Araguaína Notícias, o presidente da Cooperlota (Cooperativa que assumirá no lugar da Lontra) Davi Silva, disse que ainda não tem uma data definida para que a frota de micro-onibus entre em circulação. Porém, adiantou que amanhã, 06, no período da tarde haverá uma reunião com o Prefeito Ronaldo Dimas para definir a data, que deve ser ”muito breve”.

Ele adiantou que dos 50 micro-ônibus, 36 já estão em Araguaína e outros 14 ainda não foram entregues pela montadora. O início das atividades da cooperativa estava programado para o último dia 1º de março, um atraso de dois meses.