Fernando Almeida

O governo do Tocantins atrasou reembolso da ajuda de custo dos 400 representantes dos 139 municípios que participaram da Audiência Pública do Plano Estadual de Educação (PEE). O evento ocorreu entre os dias 12 e 15 de maio no auditório da UFT em Palmas. A elaboração do documento norteará as políticas públicas da Educação para aos próximos dez anos.

Em um documento enviado aos diretores das escolas, a Seduc informou que seria depositado uma ajuda de custo no valor R$ 588,00 na conta de cada participante. Este recurso seria o reembolso para custear as despesas como hospedagem, alimentação e transporte no período do evento, na capital Palmas.

Insatisfação

Diante da convocação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e da promessa da ajuda de custo, representantes dos municípios participaram do evento em Palmas. Porém, o dinheiro não foi depositado e eles temem levar o calote. Um participante da Audiência que preferiu o anonimato disse que se sentiu enganado.

â?? O governo Marcelo Miranda mente e engana. Não bastasse sua postura em relação às demandas dos educadores, alijados de direitos e benefícios previstos em lei, promete ajuda de custo e dá calote. (..) O que revolta é admitir que, até este momento, fomos enganados. Muitos ficaram em Hotéis, com diárias acima de suas condições, confiando no recurso anunciado. Desabafou.

Documento final

No final da audiência, 22 propostas foram elaboradas  e agora fazem parte do documento base que prevê projetos, programas e ações educacionais para os próximos 10 anos (2015-2025). Outra meta do PEE para o Tocantins é a erradicação do analfabetismo até o ano de 2025. A próxima etapa será a aprovação do Plano pela Assembleia Legislativa do Tocantins.

Resposta da Seduc

Em nota ao AN a Seduc informou que o atraso dos valores se deu devido ao feriado de aniversário de Palmas, no dia 20 de maio.  Mas adiantou que os valores serão depositados até a próxima terça-feira, 26.