A Unimed Araguaína, cooperativa de saúde, promoverá no dia 20 de junho o evento Cooperar para um dia melhor”. Com participação de outras cooperativas da cidade, a ação tem por objetivo oferecer atividades educativas aos moradores próximos à Escola Estadual Campos Brasil, que sediará o evento.

Os interessados em ajudar nas atividades podem procurar uma das cooperativas participantes em Araguaína e fazer a inscrição. O voluntário receberá um kit com camiseta e boné para ajudar na organização durante o evento. A ação contará com diversas palestras, entre elas as de conscientização no trânsito, saúde bucal e prevenção ao uso de drogas e álcool. Também haverá atividades com brincadeiras educativas para as crianças.

Cooperar para um Dia Melhor” faz parte do movimento Dia de Cooperar, também chamado “Dia C”, que incentiva o voluntariado em cooperativas de todo o país. Impulsionado pelo Sistema OCB*, esse movimento de transformação social atualmente conta com a adesão de 26 estados e é desenvolvido por quase 900 cooperativas.

Participam da ação “Cooperar para um dia melhor, junto com a Unimed Araguaína, as seguintes cooperativas: Sicoob UniCentrobrasileira, Sicoob Credipar, Cmear, Vallecoop, Cooperlota e Coopermoto.

Por dentro do Dia C

O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo épromover e estimular a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país, de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o país.

Este ano foi escolhido o primeiro sábado de julho (4), quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. A escolha não é aleatória, pois a data tem como tema em 2015 Escolha cooperativismo, escolha equidade”, com o objetivo de chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro.

O Dia C ressalta um dos mais importantes valores cooperativistas: o interesse pela comunidade. Em 2014, o Dia C beneficiou quase um milhão pessoas, contou com cerca de 900 cooperativas, totalizando 65 mil voluntários em todo o país. Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no site:diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop** em seu estado.