Ramila Macedo

O crescimento dos índices de roubo, homicídio e a precariedade na área da Segurança Pública em Araguaína foi tema de debate na sessão desta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa. Parlamentares apresentaram propostas para tentar coibir a violência na cidade. Uma das sugestões foi a volta do ex-comandante Tenente Coronel Silva Neto ao 2º BPM.

Como proposta de enfrentamento ao problema, Eduardo Siqueira Campos (PTB) sugeriu o retorno do ex-comandante ao Batalhão Araguaia.  â??O comandante Silva Neto era muito querido na cidade e temido pelos bandidos pela sua participação ativa no combate ao crime e atuação nas operações policiais. Comandante atuante incomoda a bandidagem e ameniza os ataques, reforçou o parlamentar.

Sobre a proposta, Elenil da Penha (PMDB) ponderou e disse que a atuação de um único homem não resolveria o problema da Segurança Pública. No entendimento do deputado, é preciso uma estratégia mais eficiente com investimento social, para ajudar os jovens a deixarem a delinquência e as drogas.

Com a troca de governo em janeiro, Silva Neto foi exonerado do cargo do qual ficou lotado pelo período de um ano e sete meses. Um abaixo-assinado realizado pela ONG SOS Liberdade colheu assinaturas ainda em dezembro de 2014 pedindo a permanência do comandante, mas o apelo foi ignorado pelo governador.

Agora, com a onda de crimes que deixa a população insegura, populares voltam a manifestar através das redes sociais e até no WhatsApp o retorno de Silva Neto.

Outros parlamentares também propuseram medidas para tentar coibir a violência na cidade. Jorge Frederico (SD) solicitou através de requerimento  reforço nas barreiras de entrada e de saída de Araguaína. Já Valderez Castelo Branco (PP).

Ricardo Ayres (PSB) sugeriu a implantação de um sistema de inteligência e a capacitação dos policiais e aumento salarial. Por sua vez, o deputado Olyntho Neto (PSDB) propôs uma reunião com os parlamentares de Araguaína para tratar o assunto e buscar o entendimento. (Com informações da AL)