Em mais uma iniciativa com foco na qualificação profissional de nossos empresários, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA promoverá a palestra com Rodrigo Pimentel, ex-capitão do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da PM do Rio de Janeiro), empreendedor, escritor e comentarista da Rede Globo.

O evento acontece no dia 29 de maio (sexta-feira), às 19 horas, no auditório da Faculdade Católica Dom Orione, e conta com o patrocínio do SEBRAE, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) e apoio da FACDO. No total, serão colocados à venda 300 ingressos.

A palestra é a oportunidade dos lojistas, prestadores de serviços, atacadistas, entre outros ramos, terem contato com uma abordagem diferente acerca do mercado e da economia nacional, conforme explica o presidente da ACIARA, Manoel de Assis Silva. “Hoje buscamos superação, resultados, liderança e queremos promover isso para nossos associados e demais empresários de Araguaína. Acreditamos que o conhecimento é a principal arma para combatermos qualquer adversidade econômica”.

Temáticas

Com o título “Vá e Vença! Construindo uma equipe de elite”, Rodrigo Pimentel aborda conceitos fundamentais no mundo empresarial como compromisso, atitude, liderança, foco, trabalho em equipe, superação e resultado. A palestra propõe estabelecer uma relação entre a realidade do BOPE e das empresas e demais atividades do mundo corporativo. O foco principal da abordagem é o que está além dos processos: o compromisso com a marca (empresa); o foco no resultado; o trabalho de equipe; a superação de limites (metas); a liderança mútua; e a autorrealização no cumprimento da missão (tarefa).

A interação entre o público e Rodrigo Pimentel, um dos oficiais que serviu de inspiração para o personagem Capitão Nascimento, do filme “Tropa de Elite”, tem como objetivo despertar as pessoas para superar os “desafios” do ambiente competitivo de trabalho e focar a liderança sob o aspecto dos “homens de preto” do BOPE.

Referência

 Rodrigo Pimentel é autor dos best-sellers “Elite da Tropa” e “Elite da Tropa II”, publicado em espanhol, francês, polonês, inglês e italiano. É também autor dos filmes “Tropa de Elite” e “Tropa de Elite II”, que venceu o prêmio principal do Festival de Cinema de Berlim, levando o Urso de Ouro de Melhor Filme, prêmio de maior prestígio do festival e um dos mais importantes e reconhecidos prêmios de cinema do mundo.

O palestrante foi personagem do documentário “Notícias de uma Guerra Particular”, de João Salles, no qual relata com detalhes a sua experiência no BOPE em operações no combate ao tráfico de drogas em comunidades do Rio de Janeiro. Como capitão do batalhão, Rodrigo liderou a equipe Alfa, a mesma retratada nos filmes.

Foi articulista do Jornal do Brasil e um dos produtores do documentário “Ônibus 174”, que recebeu o prêmio Emmy Award, o principal da televisão mundial. Pós-graduado em Sociologia Urbana pela UERJ, Rodrigo Pimentel é atualmente comentarista de segurança pública da TV Globo e palestrante no Brasil e no exterior.