A Comissão de Análise de Impacto Financeiro esteve reunida na manhã desta terça-feira, 2, com representantes dos sindicatos de servidores públicos, na sede da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan). Nesta reunião, a Comissão respondeu a uma consulta dos sindicatos que propuseram, na tarde dessa segunda-feira, 1º, que o pagamento da data-base fosse feito ainda este ano, na integralidade, deixando as progressões para implemento a partir de 2016.

Após consulta técnica, os secretários de Estado da Administração, Geferson Oliveira Barros, de Planejamento e Orçamento, David Siffert Torres, da Fazenda, Paulo Afonso Teixeira, e da Casa Civil, Télio Leão; e o procurador-geral Sérgio do Vale – que integram a Comissão de Análise –, além do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Paulo Mourão, reiteraram os esforços desta gestão para chegar a um acordo, apresentando a proposta de pagamento do reajuste em parcelas iguais, sendo 50% na folha de maio, em folha complementar, e 50% na folha de novembro.

Com essa proposta, todos os servidores receberão a data-base ainda este ano. No entanto, a alternativa só é viável se não houver o implemento das progressões em 2015. De acordo com Paulo Mourão, a proposta demonstra o esforço concentrado da gestão estadual em atender aos anseios dos servidores, mas sem negligenciar o equilíbrio fiscal.

O secretário Geferson Barros também reiterou que o Governo do Estado tem todo o interesse em chegar a um acordo o mais rápido possível, para garantir o pagamento ainda em maio.

Está previsto para as 17 horas um novo encontro, também na Seplan, atendendo prazo solicitado pelas entidades sindicais para avaliação da proposta.