Cerca de 350 profissionais da Educação Especial de Araguaína receberão capacitação sobre saúde nesta quarta-feira, dia 3. O público-alvo são auxiliares e cuidadores de alunos com deficiências ou transtornos globais do desenvolvimento da Rede Municipal de Ensino.  Cuidados com a postura na cadeira de rodas, saúde do trabalhador e do aluno, primeiros socorros, além de motivação e controle emocional serão temas de palestras durante o encontro, que contará ainda com discussões e mesa redonda, a partir das 7h30, no auditório do Itpac.

"Formar e qualificar esses profissionais é acreditar que todos aqueles que atuam com a educação inclusiva possam fazer a diferença na vida do aluno que possui algum tipo de deficiência", disse Jocirley Oliveira, secretário da Educação.

Temas

A formação pretende qualificar aqueles que lidam com alunos do ensino especial e tornar as escolas espaços de inclusão e respeito às diferenças. Além dos professores auxiliares, também receberão orientações os coordenadores pedagógicos de todas as escolas e creches municipais.

Fazem parte da programação do evento palestras e relatos de experiências.  O Centro Estadual de Reabilitação (CER) e o Corpo de Bombeiros ministrarão temas de relevância como “Saúde do trabalhador e do aluno com deficiência”, “Primeiros Socorros”, “Transferências nas cadeiras de rodas e cuidados com a postura”. 

Já a psicóloga Paula de Jesus Nascimento falará sobre “Motivação e Controle Emocional”, além do uso da Comunicação Alternativa para alunos que não se comunicam oralmente.

Programação

7h30 - Abertura

8h - Palestra “Atribuições do auxiliar do aluno com deficiências ou transtornos globais do desenvolvimento” – Palestrante: Railon Borges de Oliveira

9h -  Palestra “Cuidados com a postura do aluno e do auxiliar; Uso adequado dos meios auxiliares de locomoção; Transferências de Cadeiras de rodas” – PalestranteValteno Vieira da Silva Júnior (CER)

10h – Palestra “Motivação e Controle Emocional” – Palestrante: Paula de Jesus Nascimento – psicóloga

13h30 - Palestra “Cuidados de saúde do trabalhador e do aluno com deficiência - Boas Práticas de Saúde e Higiene, Primeiros Socorros, Acidentes mais comuns; Dicas de prevenção de acidentes; Parada cardíaca; Ferimentos; Desmaio; Convulsões; Relato de Experiência” – Palestrantes: Corpo de Bombeiros.

15h40 - Mesa redonda: Os Caminhos da Inclusão Escolar: Orientações Pedagógicas de como auxiliar o aluno no desenvolvimento das atividades.