Ramila Macedo

Clientes e funcionários da agência do Banco do Brasil de Ananás viveram momentos de pânico na tarde desta terça-feira, 30. Um bando de criminosos fortemente armados invadiram o banco para cometer um assalto e usaram as pessoas que estavam na agência como escudo humano.

As primeiras informações são de que os criminosos explodiram os caixas eletrônicos da e em seguida assaltaram uma lotérica. Houve tiroteio e após o assalto, os ladrões fugiram levando vigias, clientes e funcionários. Uma imagem circula no WhatasApp mostra uma pessoa amarrada ao para-brisa do veículo utilizado pelos criminosos, uma Toyota SW4 branca. Em um vídeo enviado ao AN, os criminosos aparecem fugindo no veículo gritando e atirando enquanto os moradores se escondem atrás de carros.

A Polícia Militar solicitou reforços  e fez diligências, mas ainda não localizou os criminosos. A quantia levada ainda não foi divulgada e nem há informações sobre feridos.

Relatos de moradores dão conta de que a população da pacata cidade de Ananás está assustada com a violência utilizada pelos criminosos no assalto. Fotos mostram estilhaços de vidros da agência do BB que foram quebrados, possivelmente por tiros de arma de grosso calibre.

Fotos divulgadas no WhatsApp

Atualizada às 20:28

Segundo o portal Folha do Bico, os assaltantes libertaram os reféns numa estrada vicinal que dá acesso ao povoado Santa Izabel. Em seguida atearam fogo no veículo usado na ação criminosa e depois continuaram a fuga.

Um dos reféns contou que os criminosos agiam com frieza e naturalidade. “A todo tempo eles diziam que eram profissionais e que só haveriam feridos se a polícia reagisse”, relatou a vítima Gilmar Alves Castro. 

Agências bancárias de outras duas cidades pequenas da região norte também  foram alvo de bandidos neste mês de junho. No dia 8 de junho, bandidos explodiram a agência do Bradesco de Palmeirante. Dez dias depois, a ação criminosa ocorreu  no Banco do Brasil de Filadélfia, no dia 18. Agora, 12 dias depois, foi a vez de Ananás. 

Veículo usado pelos criminosos foi incendiado e abandonado numa estrada vicinal. Foto: Luis Ernandes/Canal 54


A reportagem traz mais informações a qualquer momento.