A assinatura de ordens de serviço pelo governador Marcelo Miranda nesta quarta-feira, 1º de julho, marca o reinício das obras de engenharia para mobilidade, acessibilidade e sinalização viária (pavimentação e drenagem) em 170 mil m² nos bairros Maracanã e Itaipu, em Araguaína. Iniciadas em 2014, as obras foram paralisadas no final do ano passado, por falta do repasse de recursos da gestão anterior, e seu reinício é mais uma demonstração de parceria entre o Governo do Estado e a administração municipal.

Para o governador Marcelo Miranda, o retorno das atividades marca o trabalho da gestão estadual em benefício do desenvolvimento dos municípios e da melhoria da qualidade de vida da população tocantinense. “Hoje estamos aqui para dar início a obras muito esperadas por toda a população de Araguaína. Um trabalho que, ao longo da nossa gestão, vamos levar para os municípios tocantinenses. Aqui, muito me alegrei com a recepção e gratidão da população. É um sinal de que estamos fazendo aquilo que é necessário para a sociedade", disse.

Marcelo Miranda destacou que outras obras importantes serão realizadas no município. "Vamos fazer a duplicação da TO-222 até o setor Novo Horizonte que, com certeza, também é uma obra muito esperada", afirmou. O projeto vai começar a ser elaborado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e a expectativa é que, até o final do ano, as atividades sejam iniciadas.

Investimento

Desde o início das obras no setor Itaipu, apenas 9,46% do serviço (de um total de 84 mil m²) foi executado; já no setor Maracanã, em que serão pavimentados 90 mil m², apenas 8,49% das atividades haviam sido concluídas. O prefeito do município, Ronaldo Dimas, reconhece a importância da parceria e desempenho do Governo do Estado em fazer com que as obras sejam retomadas.

"Nós reconhecemos o desempenho do governador em liberar aproximadamente R$ 8 milhões de contrapartida para estas obras, que vão beneficiar muitas famílias. Em 2014, elas começaram em ritmo lento e pararam. Agora, esperamos que, em no máximo um ano, estejamos aqui para fazer a inauguração. A questão política acabou com a eleição, o que importa agora é a gestão e acredito que, trabalhando juntos, o benefício será muito maior", ressaltou.

Ao todo, serão investidos mais de R$ 17 milhões, sendo que cerca de 30% deste valor é de contrapartida do Estado e o restante, proveniente de convênio com a Caixa Econômica Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Um trabalho que, de acordo com o secretário de Infraestrutura, Sérgio Leão, vai se estender por todos os municípios. "O governador Marcelo Miranda tem se mostrado muito sensível com as demandas da população. Por determinação dele, conseguimos os recursos da contrapartida do Estado e estamos aqui para dar início às obras", apontou.

Parcerias

O deputado Elenil da Penha destacou a importância da atenção dada pelo governador ao município. "Aqui não é uma ação política partidária, mas uma ação de Governo para melhorar a vida da população. O governador Marcelo Miranda chegou a Araguaína aos 10 anos. Depois, virou deputado e agora governador e sempre esteve ao lado da nossa população, trazendo obras para esta região. Temos muito a agradecer, a nossa cidade está sendo abraçada pelo Governo", considerou.

A deputada Valderez Castelo Branco destacou a importância das obras e do trabalho do Legislativo junto com o Executivo. "Esse empreendimento vai trazer mais qualidade de vida para a população. Essas obras que o governador traz para Araguaína são muito importantes, assim como a parceria do Legislativo com o Executivo na realização de projetos que atendam às necessidades dos tocantinenses", disse.

Participantes 

Na ocasião da assinatura da ordem de serviço da retomada das obras, o governador Marcelo Miranda esteve acompanhado do secretário Sérgio Leão e do secretário de Articulação Política, Paulo Sidney. Também participaram do evento os deputados estaduais Valderez Castelo Branco, Olyntho Neto, Elenil da Penha e Jorge Frederico; e o deputado federal Osvaldo Reis, além do prefeito Ronaldo Dimas, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas da região.

Visitas

Ainda em Araguaína, o governador Marcelo Miranda colocou no ar o sinal da TV Bandeirantes, durante o programa Jornal 54; e participou do programa A Voz do Povo, na Rede Livre, afiliada da Rede TV.