A Polícia Federal informou que deflagrou nesta manhã, (02/07), a operação OFFSET, com o objetivo de desarticular associação criminosa dedicada à produção, venda e distribuição de moeda falsa em 7 unidades da Federação. De acordo com a PF, foi descoberta uma fábrica clandestina de cédulas falsas em Araguaína. 

A investigação, iniciada há cerca de 4 meses, revelou que a quadrilha produzia e distribuía cédulas falsas de R$ 100,00, com padrão elevado de semelhança, em razão da simulação dos elementos de segurança, facilitando a circulação das notas. Nesse período, foram apreendidas pela Polícia Federal aproximadamente R$30.000,00 em cédulas falsas, na posse de 15 pessoas presas em flagrante. Segundo informação do Banco Central do Brasil, a associação criminosa pode ter movimentado por volta de 4 milhões de reais em moedas falsas.

Os exames periciais realizados confirmaram que todas as cédulas apreendidas, no Tocantins, Pará, Goiás, Maranhão, Piauí, Pernambuco, além do Distrito Federal, foram impressas no mesmo equipamento, demonstrando o grande potencial ofensivo do grupo desarticulado.

Foram mobilizados 70 policiais federais para o cumprimento de 9 mandados de prisão, 12 mandados de Busca e Apreensão e 3 mandados de condução coercitiva, em Palmas, Araguaína e Porto Nacional.

O nome da operação faz referência a uma das fases da produção de cédulas pela Casa da Moeda do Brasil.

 Segundo a Polícia Federal, haverá uma coletiva de imprensa na manhã de hoje em Palmas para prestar mais esclarecimentos sobre a operação.

(Foto de capa: Fernando Almeida/Araguaína Notícias)