Equipe do programa Domingo Espetacular, da Rede Record, formada pelo repórter Samukinha, pelo cinegrafista André Lemos e pelo operador de áudio Anderson Andrullis estiveram em Araguaína, no mês de junho, para gravar várias reportagens de pessoas que se destacam pelo trabalho que desenvolvem em Araguaína e sobre a Cavalgada.

Realizada pelo Sindicato Rural de Araguaína (SRA) durante a Exposição Agropecuária (Expoara), a Cavalgada é considerada a maior do mundo pelo número de participantes. Nesta edição, 5313 cavaleiros e amazonas participaram em 43 comitivas.

Este ano, umas das novidades na Cavalgada foi a presença do cantor Sorocaba, da dupla Fernando & Sorocaba, que cavalgou durante todo o percurso. O Cantor chamou a atenção do público pela simplicidade. Por onde passava saudava a todos e chegou  a registrar o momento em fotos com fãs. 

A reportagem será exibida em um dos quadros do programa Achamos no Brasil, com seu jeito simples e brincalhão, o repórter Samukinha percorre o Brasil em busca de histórias curiosas. O quadro é editado por Maria do Carmo Pereira, com produção de Ana Beatriz Camargo.

Em Araguaína, além de personagens marcantes da nossa Cavalgada, a equipe achou figuras espetaculares como Toniquim Poncion, Dona Joana Raizeira e Nazza do conhecido bar Copo Sujo. Na noite do show de Gusttavo Lima, durante a Expoara, o repórter Samukinha chegou a brincar com o diretor do Sindicato Rural, Roberto Paulino. “Você tomaria cerveja em um copo sujo”? e Paulino respondeu: “Quando bebia, isso não era problema, o copo sujo seria bem-vindo mas, hoje não bebo mais”.

A reportagem sobre a Cavalgada de Araguaína, será exibida no Tocantins, pelo sinal da Record Tocantins, antiga TV Girassol. Em Araguaína, está disponível no canal 6.