A data-base dos servidores públicos do Estado foi votada e aprovada na noite desta quinta-feira (02) colocando fim à greve que durou 17 dias. Nesta sexta-feira (3) os servidores do Quadro Geral do Estado, da Unitins, Adapec, Naturatins, Ruraltins e Administrativos da Secretaria da Fazenda já retornaram ao trabalho.

A medida dos servidores foi tomada ainda a tarde logo após a aprovação da emenda ao Projeto de Lei nº 13 de 2015, que dispõe sobre a revisão geral anual na remuneração dos servidores públicos da administração direta e indireta ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça.  

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (Sisepe-TO), Cleiton Pinheiro informou que a categoria se reuniu em assembleia no final da tarde desta quinta-feira para deliberar sobre o acordo feito com os deputados pela aprovação da data-base, ficando decidido pelo fim da greve.“Não conseguimos o recebimento na integralidade, mas foi melhor que a proposta inicial apresentada pelo governo”, pontuou. “A maioria soberana decidiu pelo fim da greve e já nesta sexta-feira a categoria volta a trabalhar”, garantiu.

Data-base

O projeto de Lei do governo recebeu uma emenda, proposta pelos deputados de pagamento do índice de 8,34% da data-base em duas parcelas. A primeira parcela, de 4,17%, será paga agora em julho, e os outros 4,17% na folha de outubro.

Já o retroativo da data-base referente aos meses de maio e junho será pago em duas parcelas também, sendo 4,17% em folha complementar de julho e o restante parcelado em 12 vezes, a partir de janeiro de 2016.
 
A emenda foi elaborada na noite de quarta-feira, após reunião entre parlamentares e servidores.