Começa hoje a programação da 5ª Cavalgada Ecológica  Loroty -  Lagoa da Confusão - 2015, na região sudoeste do Tocantins, com a concentração das comitivas  formadas  por cavaleiros e amazonas do município e  de cidades circunvizinhas.

O prefeito de Lagoa da Confusão Neto Lino,  disse que a expectativa deste ano é que  a cavalgada conte com mais de 500 participantes, já que a cada ano que passa,   evento vem despertando a atenção de um número maior de pessoas, muitas das quais, se organizam em comitivas uniformizadas, para fazer bonito nessa festa.

Neste sábado, pela manhã, as  comitivas partem da Agrovilla Loroty, tendo parada para o almoço na Aldeia Aldeia Kraô Kanela. A parada para o jantar e pouso, acontece no fim do dia,  na Chácara do Zezinho da Areia Rio Formoso,  onde está programado um  show com  a banda   Forró Doce Mulher e Marcilon do Acordeom.

O evento prossegue  no domingo pela manhã, com parada  para almoço na fazenda de Neuza Avello, do Zé Arão. Alí, a Prefeitura está organizando um grande churrasco para os participantes da cavalgada e seus convidados.

A chegada à sede do município de Lagoa da Confusão está prevista para acontecer às 16 horas do domingo, com concentração de todas as  comitivas, autoridades municipais e estaduais no Parque de Vaquejada Erny Spall. Posteriormente, acontecerá o desfile de  todas as comitivas pelo centro da cidade, passando em frente à Igreja Nossa Senhora D’Abadia, quando o pároco local ministrará a bênção apostólica  dos vaqueiros.

Para encerrar com chave de ouro a programação  da 5ª Cavalgada Ecológica  Loroty -  Lagoa da Confusão - 2015,  à noite será servido um churrasco  na orla do Lagoa da Ilha Praia Clube,  tendo a animação de Marcilon do Acordeom.

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Eric Moreira Gossenheimer informou que  durante a cavalgada, os participantes  que mais se destacarem  nos diversos quesitos propostos pela comissão organizadora do evento receberão premiação em dinheiro. Para a melhor comitiva escolhida pela comissão avaliadora,   será entregue  como premiação uma Moto Honda Fan 150 CC, zero Km.

Os integrantes da comissão de avaliação da cavalgada vão analisar a originalidade de cada comitiva, evolução, ornamentação e até a limpeza do acampamento dentre outros. Essa mesma comissão também será responsável pelo monitoramento e fiscalização das comitivas e seus participantes durante todo o percurso, inclusive no interior de seus veículos, caso haja necessidade.