A Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Município de Araguaína (Cooperlota) está finalizando os procedimentos obrigatórios para colocar em circulação a nova frota, composta por 50 ônibus climatizados e adaptados para o atendimento a portadores de necessidades especiais (PNE).

Os veículos estão recebendo os itens de segurança e o sistema validador de bilhetagem eletrônica, que irá permitir, por meio da sincronização entre os veículos, a integração temporal dos passageiros, ou seja, a possibilidade de utilizar mais de um ônibus para chegar ao seu destino, dentro prazo de uma hora, a partir do primeiro embarque, sem descontar passagem extra.

“Estamos aguardando os últimos ajustes e a vistoria técnica da empresa responsável pelo sistema de bilhetagem, o que deve acontecer com a maior brevidade possível”, explica o presidente da Cooperlota, David Pereira. Os cinco últimos ônibus que faltavam para completar a frota chegaram nesta semana e já estão em processo de plotagem para receber os demais itens (câmeras, GPS, validador). “Após isso, faltará apenas a vistoria obrigatória, prevista para a próxima semana”, completa David.

O presidente explica que a frota não foi colocada em circulação até o momento porque era necessário aguardar a chegada de todos os ônibus. “Para sincronizar a bilhetagem eletrônica, precisamos de todos os veículos. Se parte estivesse rodando, quando as últimas unidades chegassem, precisaríamos parar todos os carros para fazer a sincronização. Por isso optamos por esperar”, explica.

A partir da circulação da nova frota, a tarifa do transporte passará a custar R$2,35 para os usuários com Bilhete Eletrônico Municipal (BEM) e R$2,50 para pagamento em dinheiro. O bilhete pode ser requerido na Central de Cadastramento da Cooperlota, localizada na Avenida 1° de Janeiro, S/N, 1° Piso, Sala 10 - Edifício Palácio das Acácias.