A Comunidade Quilombola do Prata, no município de São Félix, a 223 km de Palmas, no Jalapão, celebrou as raízes culturais com a realização da 2ª edição da Festa da Rapadura. O evento aconteceu na última sexta-feira, 3, e sábado, 4, e reuniu a comunidade e os visitantes.

O encontro das Comunidades da Região do Jalapão foi o tema da festa tradicional que valoriza a produção local. A secretária do Trabalho e Assistência Social, Patrícia Amaral, representou o governador Marcelo Miranda no evento e ressaltou a importância da preservação cultural para as comunidades quilombolas. “Hoje é um dia ímpar, momento de raízes e de pura harmonia com a história do Tocantins. Trago um abraço do governador Marcelo Miranda e da primeira-dama, Dulce Miranda que são comprometidos com as comunidades do nosso Estado. O Governo é parceiro e busca incentivar a produção local, o turismo e principalmente a qualidade de vida  da população”, disse. Os participantes puderam assistir à demonstração da moagem da cana-de-açúcar até o processo final da produção da rapadura.

Várias atrações culturais regionais também se apresentaram durante o evento como o cantor Dorivã Borges, conhecido como “Passarinho do Jalapão” além da apresentação de danças tradicionais como os grupos de maculelê, cantigas de roda, folia de Reis e Os Caretas. Os moradores das comunidades participaram ainda de palestras e capacitações para fortalecer o desenvolvimento da produção agrícola da região e a importância da atividade turística para as comunidades tradicionais, como forma de geração de renda.

O evento foi promovido pela Associação Comunitária Extrativista do Pequeno Produtor do Povoado Prata com parceria do governo estadual.