O Ministro do Esporte, George Hilton, visitou Palmas nesta terça-feira, 28, para conferir os preparativos para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que acontece de 23 de outubro a 1º de novembro. Acompanhado do  prefeito de Palmas, Carlos Amastha e o governador Marcelo Miranda o ministro visitou a Vila Olímpica, local da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígena.

George Hilton destacou que as obras estão dentro do cronograma do Ministério. E ressaltou que a intenção é que a capital tocantinense seja sede de outros eventos esportivos de grande porte. “Tenho certeza que os Jogos Indígenas serão apenas o começo. A partir deste evento, Palmas entra definitivamente no cronograma do esporte nacional e internacional”, destacou.

Segundo a Prefeitura de Palmas, a Vila dos Jogos, principal local das competições, receberá a partir de agosto as estruturas temporárias previstas no projeto de cooperação entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e os Ministérios do Esporte e das Relações Exteriores.

Dentre as instalações, estão o alojamento das etnias brasileiras - Okara, a Oca Digital, a Oca dos Saberes, e as feiras de Artesanato e Agricultura.

O prefeito Carlos Amastha, assim como o governador e o ministro, destacou a parceria na realização dos jogos. “É um evento feito a várias mãos e a presença de todos demonstra claramente que queremos participar dessa festa. Haverá outras edições, mas nós, palmenses, vamos ter o orgulho de dizer que os primeiros jogos foram realizados aqui”, disse.

Jogos

A primeira edição dos Jogos Mundiais acontecerá de 23 de outubro a 1º de novembro. São esperados mais de dois mil atletas de 30 países. Além dos indígenas das Américas, também estarão presentes os povos da Austrália, Nova Zelândia, Congo, Etiópia, Mongólia, Japão, Noruega, Rússia, China e Filipinas. Do Brasil, 24 etnias devem participar da competição.