O ex-vice-governador do Tocantins João Oliveira (DEM) é o mais novo aliado do governador Marcelo Miranda.  A declaração de apoio aconteceu na noite desta terça-feira, 28, durante audiência no Palácio Araguaia. “Estar ao lado do governador Marcelo Miranda é, para nós, motivo de muita honra e satisfação”, declarou Oliveira.

O vice que renunciou

João Oliveira entrou para a história do Tocantins por ser o principal responsável pela ascensão política do então deputado estadual Sandoval Cardoso, ao Governo do Estado. Oliveira renunciou ao cargo de vice-governador, em 2014, antes que Siqueira Campos, o governador na época, renunciasse. A dupla renúncia tinha o propósito de levar Eduardo Siqueira Campos a se tornar governador, mas o plano não deu certo.  

Toda a trama foi muito criticada e vista como um golpe à democracia tocantinense.

Apreço por Marcelo Miranda

João Oliveira disse que sempre teve um apreço muito grande pelo governador tocantinense, com quem teve uma longa convivência na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, e que está à disposição para colaborar com o desenvolvimento do Estado.

César Halum fez o meio de campo

A aproximação foi intermediada pelo deputado federal César Halum, presidente regional do PRB, partido que, segundo João Oliveira, poderá abrigá-lo futuramente. “Sou suplente de deputado federal e pretendo me filiar ao partido do deputado César Halum”.

Halum foi eleito na coligação de Sandoval Cardoso, mas logo correu para o aconchego do Governo do Estado.

João Oliveira disse que é fiel ao seu grupo político e que, tão logo seja concretizada a sua mudança de partido, vai procurar os líderes da sua região. “Estamos esperando o tempo certo para a filiação e, quando isso acontecer, vou levar o meu grupo para o PRB e, automaticamente, para o governador Marcelo Miranda”, revelou. 

João Oliveira foi prefeito de Presidente Kennedy, deputado estadual por três mandatos, deputado federal e vice-governador do Estado do Tocantins. Na última eleição, obteve 37.323 votos para a Câmara Federal.