O governo do Estado anunciou que o pagamento referente à primeira parcela da data-base será creditado aos servidores estaduais na madrugada de sábado, 1º. O valor é relativo ao retroativo gerado pelos meses de maio e junho. Conforme adiantado pela administração, o impacto na folha com o pagamento de 4,17% está estimado em R$ 17 milhões e favorece 36 mil servidores.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, o valor referente a julho será incorporado ao salário, previsto para o dia 12 de agosto. A primeira parcela estava prevista inicialmente para ser paga há dez dias. O governo não explicou o motivo do atraso, mas na época disse em nota que a equipe técnica trabalhava “na produção da folha de pagamento”.

Data-Base
Com a aprovação da Lei, o pagamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 8,3407% referente à data-base ficou estabelecido da seguinte forma: em duas vezes, sendo a primeira parcela de forma imediata, com efeito financeiro a partir de maio de 2015 e a segunda parcela, aplicada a partir da folha de outubro de 2015, em acréscimo ao primeiro percentual. Os percentuais são: 4,1704%, de forma imediata e 4,0033% (em adição), na folha de outubro, que recebe em novembro.