Ramila Macedo

O curso de Direito de duas universidades do Tocantins estão entre os 50 melhores no ranking do 15º exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Aparece na lista pela primeira vez, nos últimos cinco exames, a Unitins (Fundação Universidade do Tocantins) com 61,90% de aprovados. Seguida pela UFT (Universidade Federal do Tocantins) com 53,85% de aprovação, mas que já configurou na lista três vezes nos últimos exames.

O levantamento foi feito pelo portal Terra, que ranqueou o desempenho das 50 melhores e 50 piores instituições nos últimos cinco exames unificados da OAB, publicados no site da própria instituição, que ainda não possui o balanço do 16º exame. O ranking leva em conta todas as IES que tiveram, no mínimo, 20 bacharéis presentes na primeira fase do Exame da Ordem.

Unitins

Apesar de ser a primeira vez na lista das 50 melhores nos últimos cinco exames, a coordenadora do curso de Direito da Unitins, Josefa Wieckzorek, acredita que balanço pode ser melhor, se considerar o balanço desse ano. “dos 19 formandos do primeiro semestre de 2015 da Unitins, 16 alunos já estão aptos a adquirir a carteira profissional, a aprovação é de 86% nas duas fases: prova objetiva e prova prático-profissional”, afirma.

Ainda segundo a coordenadora, os outros três alunos da mesma turma passaram na primeira fase do Exame e aguardam para fazer a segunda fase. “Com esses dados, cabe ressaltar que o índice de aprovação na primeira fase, na prova objetiva, é de 100%”, conclui.

Ensino

A reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso, afirma que a qualidade do ensino oferecido pela universidade perpassa pelo excelente corpo docente,  vontade dos acadêmicos, da gestão e do próprio Governo do Estado. “Nós só temos a agradecer nossos estudantes que acreditam na Unitins. Esse dado é prova que a história pode ser construída e reconstruída e hoje nós estamos a reconstruindo. Nossos professores não mediram esforços para que esse desempenho alcançasse o patamar de colocar o Direito da Unitins como o melhor do Estado e entre os melhores do Brasil” afirmou.

UFT

Conforme o balanço, o curso de Direito da UFT de Palmas esteve na lista dos 50 melhores três vezes nos últimos cinco exames. No 15º exame, dos 39 participantes, 21 foram aprovados, isto é, o curso obteve 53, 85% de aprovação. No 13º exame, 44 bacharéis participaram e 21 deles foram aprovados, a taxa de aprovação foi de 44,88%. Já no 12º exame houve 66 participantes, 30 foram aprovados. O percentual de aprovados ficou em 45,45%.

Entre as 50 piores

Como nem tudo é um mar de rosas, também constam duas instituições tocantinenses entre as 50 piores do Brasil.  A Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins aprovou apenas 10,81% no 15º Exame. Dos 37 candidatos inscritos, apenas 4 conseguiram aprovação.

Se considerar o 13º exame, o resultado foi ainda pior. Dos 81 candidatos  do Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo – IEPO, somente 3 deles foram aprovados. O IEPO teve apenas 3,70% de aprovação naquele exame. 

Leia+

Confira a lista das 50 melhores e piores