Fernando Almeida

Após denúncias da comunidade, o Ministério Público Estadual (MPE) cobrou do 2º BPM força tarefa de fiscalização nas saídas de Araguaína e outras seis cidade do Norte do Tocantins, além das balsas de Filadélfia e Araguanã.  O MPE exigiu que as providências sejam tomadas em caráter de urgência e emergência, devido ao fluxo de pessoas na alta temporada de praias.

As cobranças do MPE foram feitas à PM nesta segunda-feira, 04, através de Ofícios assinados pelo Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas. Os documentos são direcionados a comandante do 2º BPM, Patrícia Murussi Leite, e ao subcomandante Márcio Antônio Rodrigues de Carvalho.

Denúncias ao MPE

De acordo com o MPE, foram inúmeras denúncias e reclamações da população sobre a suposta ausência ou ineficiência da fiscalização nas entradas das cidades.  Pricipalmente na cidade de Araguanã e as que dão acesso as Balsas da Região, como Filadélfia (TO).

Segundo Ofício, na balsa de Araguainã, que dá acesso às praias do Rio Araguaia e ao Estado do Pará, algumas pessoas não obedecem à fila de espera, com absoluto e/ou suposta omissão da Polícia Militar.

Falta de fiscalização

Um trecho do ofício menciona que no retorno das praias muitos ingerem bebida alcoólica e fazem de vítima à própria família. Também aponta a fiscalização da PM como uma forma de coibir essas imprudências, mas que pouco tem acontecido. 

“Na prática, os demais cidadãos que se encontram transitando ficam à mercê da própria sorte (...) basta verificar que a maioria dos veículos não estão sendo fiscalizados, sejam documentos dos veículos, velocidade, sequer há nos locais bafômetros,” diz o documento.

Outras cidades

Após elencar os motivos, o MPE requisitou em regime de urgência e emergência, que o Comando da PM  determine força tarefa e blitz específicas em todas os acessos de entrada e saída  de Araguaína. Além de outras seis cidades de responsabilidade do 2º BPM: Carmolândia, Araguanã, Aragominas, Santa fé do Araguaia, Muricilândia e Nova Olinda.  Também requisitou o auxílio-parceria da Polícia Civil, Naturatins e Bombeiros.

O outro lado

A reportagem entrou em contato com o 2º BPM, mas foi informada de que a PM irá se manifestar apenas através de Ofício, em resposta às cobranças MPE.