Redação

A Seduc (Secretaria de Estado da Educação) anunciou nesta segunda-feira (3) que mesmo com professores em greve, 55,36% das escolas tiveram aula. Segundo os dados das Diretorias Regionais de Educação (DRE), das 531 escolas da rede estadual, 335 â??92 delas unidades indígenasâ?? voltaram a funcionar normalmente.

Conforme o levantamento, 48,3% das unidades escolares tiveram aulas normais, enquanto 7,06% registraram realização parcial das atividades pedagógicas. Nas demais, conforme os dados, não houve aulas.

O secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira, chama a atenção que a educação é um direito inalienável que está sendo prejudicado pelo movimento paradista. Segundo Adão seis propostas foram apresentadas ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) e chegou-se à última condição possível para a implementação das progressões.

O gestor defendeu diálogo e repetiu o argumento da situação financeira do Estado. “Nós entendemos que precisa existir sempre um diálogo aberto e franco com os trabalhadores da educação, mas temos que ter em mente a atual situação financeira do Estado. Esta consciência cívica se reflete nos números que levantamos, ou seja, menos da metade das escolas permaneceu fechada neste retorno às aulas”, disse.

Reposição de aulas

Com a greve dos professores, o calendário escolar ficou prejudicado. A reposição das aulas será discutida entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e os representantes dos servidores, levando em consideração o calendário específico de cada unidade escolar que teve aulas paralisadas.

Assembleia Geral

O Sintet agendou para esta quarta-feira (5) uma assembleia geral que deve ocorrer às 14 horas, no Rancho Bahia, em Palmas. Os professores irão decidir os rumos da greve.