Dores no peito, dificuldade para respirar e dormir, enjoo e dores de cabeça podem sinalizar uma doença cardíaca, mal que acomete cada vez mais o público feminino.De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, mais de 200 mulheres morrem por dia vítimas de infarto, sendo as cardio e cerebrovasculares as principais causas de morte entre elas, chegando a matar seis vezes mais que o câncer de mama.

Segundo a cardiologista, médica do Hospital Geral de Palmas (HGP), Érica Teixeira, o fato da mulher assumir um comportamento que antes era exclusivo do sexo masculino, como tabagismo, consumo de álcool e estresse oriundo de trabalho contribuiu para aumento do número de doenças cardiovasculares.

Há fatores de riscos não modificáveis como idade e antecedente familiar, mas outros podem ser modificáveis como a hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol, sedentarismo, obesidade e o consumo de álcool. Vale lembrar que o cigarro é o maior fator de risco evitável para o desenvolvimento de doença cardiovascular”, acrescentou.

A médica lembra ainda que o infarto ainda é o principal sinal das doenças cardiovasculares. “O sintoma mais comum é a dor no peito, que pode ter irradiação para as costas, braço e mandíbula, acompanhado de mal estar, suor frio, falta de ar e vômitos.

Contudo, é importante ficar alerta, pois mais de 64% das mulheres que morrem subitamente de doença isquêmica do coração não tem sintomas prévios. Além disso, os sintomas nas mulheres são mais leves e diferentes, o que dificulta o diagnóstico precoce, comprometendo o tratamento”, destacou.

Para a especialista, a adoção de estilo de vida saudável pode reduzir o risco de doença cardíaca na mulher em até 80%. “A mulher precisa entender que a doença do coração é uma ameaça real e é a principal causa de morte nas mulheres. Parar de fumar, praticar atividade física, controlar a pressão, glicose e colesterol e evitar ingestão de álcool são algumas medidas de prevenção”, informou.

Uma prova de que doenças cardiovasculares em mulheres independe de idade, é a dona de casa Maria das Dores Ferreira da Silva, moradora de Santa Filomena, no Piauí, ela está sendo tratada no HGP e conta que desde criança já apresentava sintomas de problemas cardíacos. “Quando eu era menina e ia brincar, se fosse alguma brincadeira que agitasse o corpo, eu passava mal, até desmaiava, mas como morávamos na roça, não sabia o que podia ser”, contou.

Depois de adulta Maria conta que a situação começou a piorar. “Com o passar dos anos fui ficando mais cansada e hoje em dia mal respiro. Tem dias que não tenho coragem para levantar. Já fui internada outras vezes, passei por um cateterismo e hoje estou aqui no HGP em tratamento novamente”, afirmou.

Conheça os sinais de doença cardíaca em mulheres:

Dificuldade para respirar
Dificuldade para dormir
Sensação de enjoo ou mal-estar
Sentir medo ou nervoso
Dores de cabeça
Sensação de queimação ou peso no peito
Dor no peito
Dor nas costas, entre as escápulas
Dor ou aperto no peito que irradia para a mandíbula, pescoço, ombros, orelha ou para os braços
Dor na barriga, acima do umbigo
Conheça quais medidas podem ser tomadas para manter o coração saudável?
Não espere para obter ajuda! Procure um médico caso você se sinta mal ou se tiver quaisquer dos sinais de alerta citados acima.
Conheça a história de saúde das pessoas da sua família para saber se você tem tendência a desenvolver uma doença cardíaca. Visite o seu médico e pergunte a ele se você tem risco aumentado para desenvolver doenças do coração e o que você pode fazer para evitá-las.
Não fume e fique longe de outras pessoas que estão fumando.
Verifique a sua pressão arterial com regularidade. Você pode precisar de medicamentos para mantê-la no nível certo.
Controle sua glicemia e o seu colesterol.
Mantenha-se ativa. Caminhar todos os dias, por pelo menos 30 minutos, pode diminuir suas chances de ter um ataque cardíaco.
Alimente-se de forma saudável e mantenha seu peso corporal dentro de parâmetros considerados normais.
Coma menos sal.
Se você toma pílulas anticoncepcionais, não fume.
A terapia de reposição hormonal não deve ser usada para evitar ataques cardíacos.
Estar estressada, irritada ou muito triste pode contribuir para o risco de ter um ataque cardíaco.
Se você já teve um ataque cardíaco, fale com seu médico sobre alguns medicamentos que podem ajudar a reduzir o risco de um segundo evento.
A pressão arterial elevada aumenta a chance de ter doença cardíaca. ela é chamada de "doença silenciosa". A maioria das pessoas não se sente doente quando está com a pressão alta, não sabe que sua pressão está elevada e que ela precisa ser controlada para evitar doenças cardíacas. Procure a avaliação de um médico sempre que for necessário.