Arnaldo Filho/Portal AF Notícias

A prova escrita aplicada no último dia 9 de agosto aos candidatos ao cargo de conselheiro tutelar de Araguaína (TO) pode ser anulada novamente. Desta vez, a suspeita é que muitas questões foram plagiadas, ou seja, simplesmente copiadas de outros certames já aplicados pelo Brasil.  

Das 40 questões, pelo menos 7 já estavam disponíveis na internet. A quantidade impressiona e é suficiente para alterar a posição de um candidato entre "eliminado" e "classificado".

Essa é justamente uma das reclamações da assistente social Aldeci Pereira Marinho, que foi prejudicada e já interpôs recurso administrativo junto à Comissão Organizadora. A candidata pediu a anulação das questões 07, 17, 19, 21, 26 e 40. Todas foram copiadas de provas já aplicadas em outros concursos públicos.

Conforme a candidata, tal fato retira o "ineditismo da questão e macula frontalmente princípios caros à Administração Pública". Aldeci cita ainda que "o sigilo da prova foi quebrado, gerando, por decorrência, a quebra do Princípio da Isonomia".

O recurso administrativo afirma que tal fato favoreceu “número indeterminado de candidatos” em detrimento daqueles que não tiveram contato previamente com as questões. “Portanto, para um certame limpo de fraudes e em respeito aos princípios da Administração Pública da moralidade e Isonomia, pugna-se pela anulação da questão. A repetição de questões frauda o sentido do próprio certame e, consequentemente, o princípio da moralidade”, afirmou a candidata.

Questões de alto nível
 
Algumas questões da prova para conselheiro tutelar de Araguaína foram copiadas de concursos exigentes, como Promotor de Justiça, Defensor Público e até de Juiz de Direito. Em alguns casos, a banca examinadora mudou apenas a ordem das alternativas, em outros, nem isso.

É o caso da questão 19, que corresponde à 41 do concurso para promotor de justiça do Tocantins, em 2011.

Já as questões 20 e 21 foram copiadas do concurso para Juiz de Direito do Estado do Acre (questões 37 e 38). 

A questão 26 saiu do concurso para Promotor de Justiça de Rondônia (questão 31).

A questão 40 é idêntica à 16 do concurso para Defensor Público de São Paulo.

As questões 7 e 17 foram copiadas, respectivamente, da prova para Agente de Apoio Socioeducativo da Fundação Casa e para o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e Adolescente de Uberaba.

Número de eliminados impressiona

Com tamanha exigência da prova aplicada aos candidatos a conselheiro tutelar, o número de eliminados também impressiona. 113 estavam aptos a realizar a prova escrita, mas apenas 74 compareceram. Destes, somente 16 atingiram o mínimo de 52% da pontuação e foram classificados.

A próxima etapa será a avaliação psicológica e, por último, a eleição por meio do voto, prevista para o dia 4 de outubro.

Prova anterior já tinha sido anulada

A Comissão organizadora do processo de escolha de conselheiros tutelares de Araguaína (TO) já havia anulado a prova aplicada anteriormente devido a falta de clareza nos critérios utilizados para correção e pontuação da prova. O Ministério Público Estadual (MPE) também recomendou a anulação.

O processo seletivo visa selecionar 10 conselheiros titulares e 10 membros suplentes para exercerem mandato no período de 2016 a 2019.

A posse dos novos conselheiros tutelares eleitos está marcada para 10 de janeiro de 2016, data em que se encerra o mandato dos conselheiros tutelares em exercício.

Confira o resultado da prova aqui.