A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, está oferecendo 325 vagas para 11 cursos profissionalizantes gratuitos.  Entre os cursos ofertados estão eletricista, mecânico de automóveis e máquinas industriais, operador de supermercado, além de bordado e pintura em tecido. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Trabalho e Ação Social, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Os cursos iniciam em setembro.

O objetivo da oferta dos cursos é que as pessoas adquiram qualificação e disputem vagas no mercado de trabalho ou tenham renda extra.

Parceria

Em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio do Pronatec, estão abertas as inscrições para o curso de Carpinteiro de obras, Eletricista de rede de distribuição de Energia Elétrica, armador de ferragem, eletricista industrial, mecânico de máquinas industriais, mecânico de automóveis leves, soldador no processo eletrodo e eletricista de automóveis. 

Os cursos, cada um com 20 vagas, serão realizados no Senai, nos períodos matutino, vespertino e noturno, algumas turmas iniciam no dia 1º e outras dia 14 de setembro. Durante o período do curso, que devem durar entre um e cinco meses, os participantes terão direito a uma ajuda de custo.

Através do Programa ‘Senac de Gratuidade’, a Prefeitura de Araguaína está com as inscrições abertas para os cursos de assistente pessoal, operador de supermercado e cuidador de idoso. Cada curso está ofertando 20 vagas e as aulas iniciam nos dia 1º de setembro.

As aulas de assistente pessoal serão ministradas na Escola Estadual Marechal Rondon (Setor Neblina), operador de supermercado na Escola Estadual Francisco Máximo (Setor Santa Terezinha) e cuidador de idoso no Senac.

Para fazer a inscrição nos cursos, os interessados devem comparecer na Secretaria do Trabalho e Ação Social, localizada à Rua Humberto Campos, nº 508, Bairro São João, munidos dos seguintes documentos: RG, CPF e Comprovante de endereço. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (63) 3415-2268.

CRAS
A Prefeitura também realiza nos Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Município as oficinas profissionalizantes de biscuit, iluminária de barbante, flores artesanais, reciclagem, pintura em tecidos, bordado a mão,patchwork (costura com retalhos). Os cursos, com 15 vagas cada, começam no dia 31 de setembro. As inscrições podem ser feitas nos CRAS ou no Serviço de Fortalecimento de Vínculos do Costa Esmeralda e Novo Horizonte.