Ramila Macedo

Professores em greve da rede estadual de Araguaína reuniram- se na sede do Sintet na tarde desta quarta-feira (26) para escolher os 40 delegados que devem representar a regional na Assembleia Geral, que ocorre em Palmas. Segundo o último balanço do sindicato, das 77 escolas da regional de Araguaína, 33 delas estão paradas, o equivalente a 38%.

Está marcada para logo mais às 14 horas, no Rancho Bahia na capital, a assembleia geral com os representantes de todas as 12 diretorias regionais de ensino. Os delegados de cada uma delas devem analisar a última proposta do governo apresentada na sede central do Sintet. Só depois disso a categoria decide pela continuidade ou suspensão do movimento.

Ao AN, um dos diretores do Sintet Araguaína, Jamis Aguiar Araújo, disse que na audiência pública realizada em Palmas na última quarta-feira (19), o sindicato deu uma “consolidada na pauta” e a apresentou ao governo. “Nós entendemos que se houver avanços na proposta, é possível que haja realmente a suspensão do movimento, mas não dá pra afirmar hoje, categoricamente, que nós já vamos nesse sentido de suspender a greve. Vai depender do que o governo apresentar”.

Segundo Araújo, o movimento em Araguaína está forte, das 33 escolas estaduais da cidade, 26 estão paradas e 7 funcionando. Para o sindicato, a preocupação é com os municípios vizinhos que “de certa forma enfraquece o movimento”.

Aos afetados pela greve, o diretor pediu compreensão. “O sindicato só deflagra greve em última instância. Quando não há mais possibilidade de negociação. E o governo não tem tido sensibilidade diante desse pedido da categoria. Nós queremos que a população compreenda que nós [professores] somos os principais interessados para que essa greve acabe. Mas o  governo é que de certa forma tem sido esse grande entrave” declarou o diretor.

Os 40 delegados selecionados na reunião irão representar a regional de Araguaína. Eles embarcaram na manhã de hoje rumo a Palmas.

Entre as principais reinvindicações da categoria estão as progressões 2013; Progressões 2014; Progressões 2015; Equiparação PRONO e PROEB; Reajuste com base no custo/aluno do FUNDEB de 13, 01%; Solução imediata para os pedagogos que com a municipalização das séries iniciais estão com carga horária e lotação comprometidas; Eleição de diretores; Enquadramento dos administrativos no PCCR e o Realinhamento de carreira.