A estrutura da 9ª edição do Salão do Livro do Tocantins começou ser montada, nessa quarta-feira, 26, no Centro de Convenções Parque do Povo. Após marcação da estrutura da 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte), a equipe trabalha, inicialmente, na montagem da Tenda Diversidade, que abrigará o palco da Feira, que será realizada juntamente com o maior evento literário da região da Amazônia Legal. Segundo a organização do Salão do livro, a previsão é que até o dia 13 de setembro toda estrutura do evento já esteja pronta.

A estrutura contará com uma área de 2.173,50m², compostos por dois pavilhões, espaço jovem, auditórios, praça de alimentação, palco para shows nacionais e regionais. Serão 71 estandes de livros didáticos, literários, técnicos e outros 12 estandes exclusivos para obras infantis. A previsão é que sejam investidos, este ano, cerca de R$ 4,7 milhões no Salão do Livro. Com a redução nos gastos com estrutura, a estimativa da organização de economia é superior a 60%.

Espaços

Nos nove dias do evento literário, acontecerão shows nacionais e regionais, palestras e mesas redondas dos mais variados temas, gincanas, dentre outras atrações. O Espaço Circo/Espaço Infantil abrigará diversas atividades circenses e espetáculos direcionados ao público infantil. No Café Literário, que estará localizado no mezanino do Centro de Convenções, acontecerão os lançamentos de livros, mesas redondas e shows de artistas tocantinenses.

No auditório A, com capacidade para 704 pessoas, serão realizadas as grandes palestras e espetáculos.  Já no Espaço Jovem, situado no Auditório B do Centro de Convenções, com 350 lugares, ocorrerão palestras, shows, Gincana Jovem, todos direcionados ao público infanto-juvenil.

Fecoarte

Para a Fecoarte será criada uma cidade cenográfica neocolonial remetendo às cidades mais antigas do Tocantins, como Natividade e Arraias. Serão 34 estandes com artesanato, 19 para de comidas típicas, dois restaurantes, um ambulatório para pronto atendimento, um para a Polícia Militar e outro para o Corpo de Bombeiros. No Palco Diversidade, ocorrerão shows regionais, apresentações culturais de sússia e jiquitaia, cordel, capoeira, danças indígenas e outros espetáculos de culturas tradicionais.