Em comemoração ao Dia do Psicólogo, hoje (27), a Oncoclínica Tocantins destaca a importância desse profissional da psicologia, no trabalho desenvolvido com pacientes que apresentam algum tipo de tumor. A psico-oncologia é a área de interface entre a psicologia e a oncologia. O papel do psicólogo, em oncologia é o de oferecer apoio psicossocial e psicoterápico, em todas as fases do tratamento, que vão desde o diagnóstico, tratamentos, internações, tratamento paliativo, cura ou óbito.

De acordo com a psicóloga e psico-oncologista da Oncoclínica, Tocantins, Cristhina Ramos, em cada fase do tratamento há reações emocionais específicas e por isso, a importância de um profissional especializado. “É um impacto na vida de um paciente, que através de um diagnóstico descobre que está com a doença. Nestes casos, a assistência neste momento faz toda a diferença no tratamento”, destaca.

A doutora explica que, mesmo com o avanço tecnológico favorecendo a cura em vários casos de câncer, o diagnóstico da doença ainda assusta. “É uma doença temida visto que, traz ideia de sofrimento, mutilação, é um tratamento doloroso. Por isso, o apoio constante da psico-oncologia é fundamental, a assistência é para pacientes em tratamento, familiares ou acompanhantes”, lembra.

Um vínculo de confiança, respeito, afeto e sinceridade com o paciente, com a família e com a equipe que o acompanha é essencial. “Para que o paciente não se sinta sozinho, no dia a dia do tratamento. Com certeza esse apoio é um estímulo e motivação para seguir em frente, na busca pela cura e melhor qualidade de vida”, completou.