A Diretoria Regional de Educação de Araguaína lança oficialmente nesta quarta feira, 2 de setembro o Programa Estadual do Livro e da Leitura – “Vamos Ler!”. O evento será as 8h no auditório do Sistema Fieto com a presença de autoridades municipais, professores e alunos da rede estadual de ensino, na ocasião terá apresentação musical, poesia e palestra sobre a importância da leitura.
 
O Programa “Vamos Ler!” terá como público-alvo professores, coordenadores pedagógicos, gestores, monitores, voluntários, técnicos de bibliotecas e bibliotecários, visando instrumentalizá-los para a formação de leitores críticos e proficientes. A responsabilidade do programa é implementar a Política Pública do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL, na  perspectiva de formar uma sociedade leitora como condição essencial e decisiva para promover a inclusão social no que diz respeito a bens, serviços e cultura.
 
A formação de leitores para democratizar o acesso ao livro e à leitura; desenvolver ações de fomento à leitura e a produção textual para os alunos; oportunizar aos educadores condições de aquisição de obras literárias; bem como incentivar a produção de artigos de cunho científico e de matérias pedagógicas para publicação, entre outros são alguns objetivos do programa que será desenvolvido em consonância com os programas e projetos que as unidades escolares já desenvolvem.
 
O programa utilizará os recursos e as ações formativas dos programas existentes, fortalecendo situações significativas de aprendizagem voltadas para a formação de um leitor crítico e proficiente, desta forma, propõe-se ações integradas e sistematizadas em todos os níveis de ensino, considerando as especificidades das modalidades da Educação Especial, Educação Quilombola, Educação dos Jovens e Adultos, Educação dos Jovens e Adultos em regime de privação de liberdade, Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Técnica Profissional.
 
Para a Diretora Regional de Educação de Araguaína, Maria Florismar, esse programa de incentivo a leitura realmente é de grande importância para a formação dos nossos alunos, “é através deste incentivo que formaremos grandes leitores, talvez até grandes escritores”, finalizou a diretora.