Um trabalho inovador de engenharia está sendo executado pela Prefeitura de Araguaína e pela Saneatins/Odebrech na parte subterrânea do cruzamento da Av. Filadélfia com a Marginal Neblina. A construção de um túnel de 45 metros, com dois metros de diâmetro, construído através de método não destrutivo. O processo reduz o impacto da obra, gerando menos transtornos como recuperação do asfalto, poeira e interdição de ruas.

Pela rede subterrânea, passará a tubulação que coletará o esgoto e o destinará para as estações de tratamento, ampliando a capacidade de coletar o esgoto da população. “Esse coletor é uma obra que as pessoas não veem, no entanto, é mais um passo fundamental para a saúde da população e para o respeito ao meio ambiente em nossa cidade”, afirmou o prefeito Ronaldo Dimas.

De acordo com a gerente regional da Saneatins, Sandra Leal, o coletor possibilitará o atendimento imediato de 2.550 unidades habitacionais do Programa Casa para Quem Precisa, no Residencial Lago Azul, que serão entregues nos próximos meses. A rede ainda atenderá os usuários da margem esquerda do Rio Lontra, como os setores Nova Araguaína, Bairro de Fátima, Monte Sinai, Vila Azul, Vila Xixebal, Lago Sul e Cidade Nova.

De acordo com Dimas, os benefícios da obra são inúmeros para a população de Araguaína. “Ao executar uma obra com o Método não Destrutivo, essa gestão demonstra seu respeito ao cidadão araguainense, possibilitando o desenvolvimento de suas atividades de maneira rotineira e tranquila”, lembrou.

Estrutura

Segundo a empresa, a parede do tubo está sendo construída com estrutura de ferro, conhecidas como arco, que são parafusadas nas partes superior e inferior, a fim de dar mais segurança aos operários. A estrutura contará também com dois poços de visita, que são caixas de manutenção, capazes também de fazer a ligação com outros tubos da rede de esgoto.

Ainda de acordo com a empresa, a cada dia a equipe executa um metro e meio de túnel sem obstruir a pista. Atualmente, dois engenheiros acompanham e supervisionam as obras, que têm previsão de conclusão em até 30 dias.

Dados

Desde 2013 até julho deste ano, a Prefeitura de Araguaína, em parceria com a Saneatins, implantou 160 mil metros de rede coletora de esgotos (incluindo coletores). Ao todo, foram executadas 9.423 ligações de esgoto, das quais 2.060 foram realizadas somente este ano.

Entre os setores atendidos, de forma total e parcial, estão os bairros Senador, Alaska, Rodoviário, Aeroviário, Aeroporto, Anhanguera, Martins Jorge, Jardim América, Dona Nélcia, Araguaína Sul, Jorge Yunes, São João, Vila Aliança, Vila Couto, Jardim Topázio, Centro e Vila Azul.