Fernando Almeida

Projeto desenvolvido pela Fundação Restaurar e Prefeitura Municipal contará a Historia das Olimpíadas durante o Desfile de 7 de setembro, em Araguaína. Ao todo, 576 alunos de escolas municipais da cidade, divididos em 12 pelotões, vão desfilar a caráter no Dia da Independência.

Conforme a organização, os alunos representarão personagens desde a mitologia Gregaâ?? deuses dos Jogos Olímpicos e as modalidades esportivas da competiçãoâ?? até os mascotes das Olimpíadas Rio 2016.

Entre os destaques do desfile, estarão 120 alunos de escolas da zona Rural de Araguaína caracterizados como deuses da mitologia grega. Também terá faixas com nomes de todas as cidades que já sediaram as Olimpíadas.  Além da representação das primeiras modalidades esportivas olímpicas, datadas de 776 a.C. como atletismo, boxe, corrida de cavalo, arremesso de dardo e disco.

Representação de modalidades esportivas consideradas atuais, como Futebol, natação, basquete, vôlei, judô, salto com vara, arco e flecha e ciclismo. O 7º pelotão, será formado por 40 alunos, caracterizados por essas respectivas modalidades da Escola Mul. Joaquim de Brito.

Segundo o Projeto, 20 estudantes deficientes, representarão Atletas Paraolímpicos.  Haverá também personagens em homenagem aos principais atletas medalhistas brasileiros. Por fim, o desfile faz menção aos Jogos Olímpicos do Brasil, que acontecerão no Rio de Janeiro, em 2016. Alunos da Escola Simão Lutz serão os dois mascotes: Vinícius e Tom.

O tradicional desfile cívico acontecerá na manhã do dia 7, na Avenida Filadélfia, em Araguaína. Mas durante toda a Semana da Pátria (de 1º a  4 de setembro) haverá atividade cívicas e artísticas, apresentadas por alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. A programação acontece na Praça das Nações, a partir das 7h30.