No dia 5 de outubro, quando o Estado do Tocantins completa 27 anos, a Jucetins apresenta 13.647 motivos para comemorar. Este é o número de empresas que abriram as portas de janeiro a setembro de 2015.

Na contramão do que se verifica no restante do País, o Tocantins apresenta um incremento significativo na abertura de novos negócios neste ano. Um ano marcado pela cautela dos empreendedores do Brasil, que tem apontado para um crescimento abaixo do esperado.

Para o presidente da Jucetins, Carlos Alberto Dias de Moraes, as políticas públicas para o desenvolvimento e o crescimento econômico apresentadas pelo Governo do Estado estão na raiz desse superávit. “Todas as ações do governo estão direcionadas para o crescimento econômico, e a Jucetins, como é a porta de entrada das empresas no Tocantins, vem buscando concentrar todos os esforços para tornar o processo de abertura mais simples e sem burocracia”, revelou.

O presidente ainda ressalta o 2º Encontro Nacional de Juntas Comerciais (Enaj), que aconteceu no mês de agosto em Palmas e reuniu representantes de todo o País para discutir as demandas e apresentar as soluções para regulamentar e padronizar o registro empresarial no Brasil. “Desburocratizar para fluir – simplificar para crescer foi o tema do Enaj e é a tônica dessa nossa gestão. Não podemos pensar em desenvolvimento se não facilitarmos a vida de quem quer abrir a sua empresa aqui no Tocantins”, disse.

Sobre a Jucetins

A Jucetins mantém em seus arquivos as informações de todas as empresas constituídas em nosso Estado desde a sua criação em 1º de janeiro de 1989 e aquelas que já existiam no antigo norte goiano e foram enviadas pela Junta Comercial de Goiás.

Trata-se de um acervo superior a 170 mil empresas com registros ativos e inativos, nos diversos segmentos e tipos jurídicos. Todo o arquivo da Jucetins está totalmente digitalizado e com certificação, e supera três milhões de páginas.

Em nossas unidades da Capital e interior, superamos o número de 50 mil atendimentos ao mês, sejam eles para abertura, alteração ou fechamento de empresas, pedidos de certidões ou informações a outros órgãos públicos e ao poder Judiciário.

A Jucetins iniciou a implantação da Redesim, uma plataforma de informações integrada a vários órgãos responsáveis pela emissão de alvarás de funcionamento, licenças, permissões e autorizações.

Prefeituras, Receita Federal, órgãos de fiscalização ambiental, sanitária, tributária e o Corpo de Bombeiros estarão integrados para liberar toda a documentação necessária ao empreendedor que vai abrir a sua empresa em um prazo reduzido de cinco dias, em média. Atualmente, esse prazo pode levar até 100 dias para a formalização e inscrição em todos os órgãos necessários. Na Jucetins, o processo pode ser deferido em até 24 horas com a inscrição no CNPJ.