Fernando Almeida

Em Araguaína desde o 2º semestre de 2009, a Pró-Saúde deixa a gestão de três unidades hospitalares de Araguaína no próximo dia 30 de outubro.  A comissão de transição já foi formada e o substituto deve ser o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), com sede em Goiânia (GO). 

A comissão é formada por 12 pessoas: cinco da Secretaria Municipal de Saúde, quatro do Conselho Municipal de Saúde e três da Pró-Saúde.  Compete a ela fazer a transição dos serviços no Hospital Municipal de Araguaína, Ambulatório Municipal de Especialidade e UPA do Araguaína Sul. 

A comissão de transição, segundo publicação no Diário Oficial, fará inventário patrimonial, levantamento dos contratos da Pró-Saúde e também balanço do estoque de materiais/ou insumos.  A equipe atuará pelo prazo de 60 dias e acompanhará o processo mesmo após a nova O.S assumir.

O IBGH foi única Organização Social qualificada na licitação em andamento, que teve duas concorrentes.  A homologação aconteceu no último dia 28 de setembro, segundo o Diário Oficial.  Ao Araguaína Notícias a prefeitura informou que hoje (8 de outubro) é o último dia para recursos diante da habilitação IBGH.

No final desta tarde, caso não haja recursos, será aberta a proposta de serviço do IBGH â?? quando será divulgado o valor â?? e em um prazo de três dias úteis será analisada pela Comissão Técnica. Depois, ocorre a homologação do resultado e assinatura do contrato.

A Pró-Saúde deveria ter saído no final de outubro de 2014, quando finalizou o contrato. A substituta seria o ISDG, mas a Justiça suspendeu o contrato da Prefeitura de Araguaína com a OS por fortes indícios de irregularidades.  Por esse motivo, a Pró-Saúde permaneceu no município por força da Justiça, até que a Prefeitura abrisse nova licitação.

Na época, o contrato com o ISDG tinha vigência de cinco anos e o valor era na cifra de R$ 114 milhões. Atualmente, a prefeitura paga o valor mensal de 1.978.799 a Pró-Saúde para administrar o HMA, Ambulatório e UPA 24 horas.