Os alunos do 6º período dos turnos matutino e noturno do Curso de Direito da  FAHESA/ITPAC visitaram, nesta quarta feira, 07 de outubro, as dependências da Unidade de Tratamento Penal “Barra da Grota”.

Na ocasião, 46 acadêmicos, sob a orientação dos professores Marcos Reis e Marcos Paulo, puderam visualizar as instalações do presídio.

Na unidade, são realizados diversos projetos de remissão e ressocialização, como a horta, a fábrica de roupas e a escola de ensino fundamental, entre outros. Os alunos visitaram os pavilhões, a área de visita familiar e visita íntima, a fábrica, a horta e a área de banho de sol.

A atividade foi dividida em dois blocos. Pela manhã, a visita guiada acompanhou os alunos do turno matutino e a tarde, os alunos do período noturno.

Para o Professor Marcos Reis, de Direito Penal, a experiência solidifica a compreensão prática da Lei de Execução Penal: “Não basta apenas a teoria de sala de aula. É necessário que o aluno visualize e tenha a experiência prática daquilo que aprendemos na legislação. É nosso intuito formar profissionais humanistas, com olhar crítico mas sensível às realidades e necessidades, sobretudo no que diz respeito ao sistema carcerário brasileiro” - – afirma o professor.

O professor Marcos Paulo reforça: “A universidade precisa integrar-se à sociedade. Para isso, atividades desta natureza são imprescindíveis”.

A visita faz parte de atividade de extensão e será acompanhada de outras visitas a órgãos de reeducação penal.