As obras do novo Fórum da Comarca de Araguaína foram vistoriadas na última sexta-feira (2) pelo chefe do Poder Judiciário tocantinense, desembargador Ronaldo Eurípedes.

O presidente do TJTO considera a obra de suma importância para o sistema de justiça, afirmando que “construída de forma sustentável e garantindo total acessibilidade, a nova sede do Poder Judiciário na segunda cidade mais populosa do estado vai trazer melhores condições de trabalho a servidores, serventuários e magistrados, os quais proporcionarão um resultado mais efetivo e célere ao cidadão, que é o objetivo final da Justiça Cidadã que preconizamos”.

A juíza Julianne Freire Marques, diretora do Foro local, ressalta o empenho do presidente do Tribunal de Justiça e do Governo Estadual para que as obras prosseguissem. “Hoje”, disse a magistrada, “é a obra mais importante a ser concluída pelo Poder Judiciário do Tocantins. Nós esperamos, assim como todos os juízes e os munícipes de Araguaína, que ela seja concluída no prazo estipulado em contrato”.

Responsável por acompanhar a construção, o Superintendente de Obras da Secretaria da Infraestrutura do Estado, Sílvio Fróes, afirmou que “9,72% dos serviços já foram medidos. A obra segue em ritmo normal e não havendo nenhum contratempo, o fórum será entregue à comunidade até o final de 2016”.

Erguida em parceria com o Poder Executivo, a nova sede do Judiciário de Araguaína contará com área construída de 10.596,58m2 dispostos em cinco pavimentos - térreo e mais quatro pisos-, que abrigarão 20 varas judiciais, auditório para 251 pessoas e Salão do Júri com 258 lugares, além da parte administrativa. Toda essa estrutura está sendo construída em um terreno de 13.215,70 m2 em região de fácil acesso ao jurisdicionado.