Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Araguaína, segunda cidade mais influente do Tocantins em economia e população, celebra neste sábado (14) o 57ª aniversário. Nascida às margens de rio, a região foi batizada inicialmente de “Livra nos Deus”. Mais tarde virou cidade e com o advento da BR 153 (década de 70) Araguaína foi interligada ao Brasil, através da malha viária.

Desde então, a cidade vem ganhando cada vez mais força, com sua gente que trabalha e hoje leva o nome de Araguaína ao cenário nacional. Inicialmente, a economia girava em torno da agropecuária, dando a ela o título de Capital do Boi Gordo.

Posteriormente a economia se diversificou, com presença do forte comércio, que mais tarde também abriu espaço para prestação de serviços. Neste 57ª aniversário, uma história de sucesso, dentre muitas empresas que aqui nasceram, projetam o nome de Araguaína ao cenário nacional, como uma cidade próspera e cheia de oportunidades.

A empresa de tecnologia Rensoftware, genuinamente araguainense, hoje presta serviços em 220 cidades brasileiras, através das filiais em 18 estados e 35 unidades de revendas. A empresa, com 21 anos de história, nasceu a partir do sonho de dois amigos, apaixonados por tecnologia: Renye Costa e Gean Sharly Santos. E o objetivo deles era transformar as empresas da cidade através da utilização de sistemas de gestão empresarial. No ano de 1997 o sonho se concretizou com a formalização da empresa.

Segundo os diretores, em fins da década de 90, quando tudo começou, os desafios eram grandes. Na época, poucas empresas eram informatizadas, por não haver aqui a popularização de sistemas de gestão empresarial e pelos elevados custos. A localização da cidade â?? longe dos grandes centros urbanos produtores de tecnologia â?? também deixava empresários locais mais distantes das ferramentas.

“Contudo, isso não foi barreira para nos impedir de buscar capacitação e conhecimento para aplicar no desenvolvimento de nossos sistemas e soluções que oferecemos aos nossos clientes,” explicou Gean. Ele contou que a empresa enfrentou desafios para conseguir a homologação dos softwares, feita por órgãos credenciados ao fisco. Também encontrou dificuldade com a falta de mão de obra especializada.

Ao AN o sócio Gean falou sobre a visão que ele tem sobre a cidade, que chega aos seus 57 anos de existência. “[Araguaína] pode ser considerada um polo do varejo e serviços na região norte, destaque para as áreas de educação, saúde, serviços e tecnologia. É uma cidade que está em pleno desenvolvimento e oferecendo grandes oportunidades, sendo uma excelente cidade para viver.”

No entanto, para o empresário diversas áreas ainda precisam de melhorarias como “saúde, educação municipal, transporte público, segurança pública com monitoramento de ruas e avenidas; controle do trânsito nas imediações das escolas com “Guardas Metropolitanos”. Além de áreas de lazer para prática de esportiva e centro para realização de eventos.

Por fim, argumentou que a prioridade dos gestores de Araguaína deve ser dada a Educação, com Escola de tempo integral a saúde e segurança.