Fernando Almeida/Araguaína Notícias

O Tocantins caiu três posições no Ranking Nacional da Transparência. As informações constam na segunda fase da avaliação da Escala Brasil Transparente (EBT), divulgada nesta segunda-feira, 23. O estado discorda dos dados e solicitou a revisão dos números.

Os dados foram sistematizados pela Controladoria Geral da União (CGU), com base na Lei de Acesso a Informação.  Na primeira avaliação o Tocantins ficou com 8,61  e na segunda repetiu nota, mas caiu do 10ª para a 13ª posição. Isso porque os demais estados avançaram, melhorando no quesito transparência. 

Em relação à queda no Ranking, o governo do estado afirmou que a CGU não considerou as correções no Portal Serviço de Informação ao Cidadão do Governo, realizadas em maio de 2015. Com as mudanças, foi adicionado o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) Físico.

Com isso, a Controladoria Geral do Estado-CGE- contatou a CGU, via e-mail e oficio, solicitando revisão da avaliação por meio de nova conferência das informações disponibilizadas no site e assim, atribuir ao Tocantins a nota devida.

“Além da correção, para facilitar o acesso, a CGE vem monitorando todas as solicitações de informações, para que estas sejam atendidas dentro do prazo e já alcançamos resultados satisfatórios, cerca de 90% das solicitações estão sendo atendidas no prazo”, afirmou o secretário-chefe da CGE, Luiz Antonio da Rocha.

Segundo levantamento da CGE, cerca de 22% das demandas do Serviço de Informação ao Cidadão são respondidas em um dia, 59% no prazo de 20 dias e 7% com a prorrogação de mais 10 dias. Os atrasos, com mais de 30 dias, somam 12% da demanda. Quando comparado aos anos de 2013 e 2014, os atendimentos dentro do prazo correspondiam a 50 e 58%, respectivamente, e os que ultrapassavam a 30 dias eram de 16% e 13%.

 

De acordo com a CGU, a Bahia tem nota 10 e ocupa 1ª posição no ranking.  O vizinho Maranhão vem em 4º lugar, também com nota 10.  Já os estados menos transparente do país são Sergipe (nota 2,08 na 25ª posição  ), Amazonas (nota 1,39 na 26ª posição) e o Amapá é 27º, com nota 0.