Jesuino Júnior /Secom-TO

O Governo do Tocantins lança oficialmente nesta quarta-feira, 25, às 8h30, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, a campanha Quem Ama Abraça, que visa desenvolver ações de conscientização e combate à violência contra a mulher no Estado.

Durante 16 dias, serão realizadas diversas ações em escolas, igrejas, intervenções culturais nas ruas, mobilização dos veículos de comunicação, panfletagens, caminhadas, rodas de conversas, palestras, entre outros, que terão como foco a sociedade em geral, convidando para o debate e a superação das diferentes formas de violência contra as mulheres.

A vice-governadora do Estado, Claudia Lelis, destacou que a data escolhida para o evento ocorre em razão da comemoração do Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. Para ela, o tema precisa ser enfrentado e debatido com a sociedade.

“Temos tido grandes avanços no campo do combate à violência contra a mulher. Mecanismos na lei e ações dos governos federal, estadual e municipal estão fazendo com que as mulheres tenham a segurança de denunciar os seus agressores. Mas, precisamos avançar e esta campanha vem para darmos mais um passo nessa direção”, disse.

A campanha conta com o apoio institucional de diversos parceiros, dentre eles, das secretarias de Estado da Educação (Seduc); Saúde (Sesau); Cultura (Secult); Defesa e Proteção Social (Sedeps); Trabalho e Assistência Social (Setas); Segurança Pública (SSP); Esporte, Lazer e Juventude (SEELJ); e Polícia Militar (PM), além da Defensoria Pública do Estado (DPE), Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público Estadual (MPE), Assembleia Legislativa (AL) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Tocantins.

Ação em Taquaralto

Já nesta quarta-feira, às 15 horas, no Centro de Ensino Médio (CEM) de Taquaralto, em Palmas, ocorrerá a primeira ação da campanha em uma instituição escolar. O evento será organizado pela Seduc e contará com apresentação artística e palestra sobre o tema proposto na campanha.

Quem Ama Abraça

A campanha Quem Ama Abraça é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. 

Mundialmente, a campanha começa em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Internacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.