Flávio Herculano/Ascom MPE

Por indicação do Ministério Público Estadual (MPE), recursos provenientes de multa na área trabalhista foram revertidos para a aquisição de um microscópio para cirurgias neurológicas, destinado ao Hospital Regional de Araguaína (HRA). O equipamento, que é importado da Alemanha, custou R$ 165 mil e chegou ao município de Araguaína nesta terça-feira, 24.

Para que o microscópio comece a funcionar, é aguardada a chegada de um técnico especialista que executará sua instalação e capacitará os profissionais responsáveis pelo seu manuseio. 

A solicitação da compra do equipamento e indicação do HRA para recebê-lo foram feitas pela Promotora de Justiça Araína Cesárea D"Alessandro, considerando a grande demanda por cirurgias neurológicas em Araguaína e que o microscópio existente no Hospital Regional é obsoleto e frequentemente precisa passar por manutenções, períodos em que fica inoperante.

A diretora-geral do HRA, Érica Mendes Tomelin, explica que o microscópio recém-chegado é de marca e modelo iguais aos que vêm sendo adquiridos pelos melhores hospitais brasileiros. Ela afirmou, ainda, que a máquina é suficiente para suprir toda a demanda do Hospital Regional de Araguaína, que atende um total de 63 cidades do médio-norte tocantinense.

Os microscópios para cirurgias neurológicas são utilizados em procedimentos como retirada de tumores cerebrais e tratamento de aneurismas, entre outros. Equipamentos de ponta permitem cirurgias mais precisas e menos invasivas, e, consequentemente, com melhor pós-operatório. O que foi adquirido para o HRA é do modelo OPMI pico, da marca Carl Zeiss.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que determinou a aplicação dos recursos da multa trabalhista na compra do microscópio para cirurgias neurológicas foi proposto pelo Procurador Regional do Trabalho Lincoln Roberto Nóbrega Cordeiro, em agosto de 2014.