A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou os procedimentos para a realização da matrícula 2016 na rede estadual de ensino. Assim como nos últimos anos, o processo continua informatizado para os cerca de 180 mil estudantes de escolas estaduais ou conveniadas do Tocantins. De acordo com o calendário escolar, disponível no site da Seduc, o início do ano letivo está previsto para o dia 15 de fevereiro de 2016.

Para eventuais dúvidas ou consultas ao cronograma de matrícula, a Secretaria disponibilizou o telefone 0800 63 5050. O horário de atendimento, segundo a Gerência de Certificação, Normatização e Inspeção Escolar, é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

“Este telefone é uma importante ferramenta para que os pais ou responsáveis utilizem para reservar vagas nas escolas, tirar dúvidas ou consultar o cronograma de matrícula”, destacou Ronã Alves Martins, gerente da Seduc.

Além do telefone, a reserva de vagas e a pré-matrícula dos alunos podem ser feitas pelo site da Seduc. Os alunos que não conseguirem seguir os passos determinados no procedimento de matrícula terão até o dia 11 de fevereiro de 2016 para procurar a unidade escolar que pretende estudar para efetivar a matrícula presencialmente.

De acordo com o documento publicado pela Seduc, as escolas localizadas em bairros afastados; as que possuem processo seletivo para ingresso e as do sistema prisional não participarão da Matrícula Informatizada 2016. Desta forma, em 11 unidades educacionais do Estado os alunos deverão procurar a secretaria da escola para mais informações a respeito do processo de matrícula.

São elas: Escola Estadual Manoel Gomes da Cunha (DRE de Araguaína); Escola David Aires França (DRE de Arraias); Escola Estadual Lacerdino de Oliveira (DRE de Colinas); Colégio Estadual Duque de Caxias (DRE de Colinas); Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros (DRE de Colinas); Escola Estadual Beira Rio (DRE de Palmas); Colégio da Polícia Militar (DRE de Palmas); Colégio da Polícia Militar da 403 Sul (DRE de Palmas); Escola Estadual Brasil (DRE de Porto Nacional); Escola Família Agrícola (DRE de Porto Nacional) e Escola Estadual Alfredo Nasser (DRE de Porto Nacional).

Cronograma

De acordo com o cronograma, o envio de alunos de Transferência Automática (TA) para a Escola de destino irá de 23 a 27 de dezembro. A partir do dia 11 até o dia 15 de janeiro de 2016 será o período de renovação de matrícula. Depois disso, será realizada a confirmação de matrícula, pelos pais ou responsáveis na secretaria das escolas, entre 16 a 22 de janeiro.

A partir desta data, será a vez de os alunos novatos darem início à efetivação das matrículas. Entre 23 e 29 de janeiro está prevista a solicitação de matrícula destes alunos; a partir do dia 30 de janeiro até o dia dois de fevereiro será feita a alocação dos alunos em uma das unidades escolares de sua solicitação com a confirmação deste processo prevista para até o dia cinco do mesmo mês.