Portal AF Notícias

O candidato da chapa "OAB Para Todos", José Quezado, venceu a eleição para presidente da Subseção da OAB de Araguaína (TO), a terceira maior do Estado em número de advogados. Na Seccional Tocantins, Walter Ohofugi venceu Gedeon Pitaluga. A votação foi encerrada às 17 horas desta quarta-feira (25).

Quezado obteve 214 votos, contra 108 da candidata Letícia Bittencourt, e 87 de Miguel Vinícius. A nova diretoria vai comandar a Subseção pelo próximo triênio 2016-2018 e está composta também pelos advogados Ana Paula de Carvalho (vice-presidente), Viviane Mendes Braga (secretária-geral adjunto), Renato Alves Soares (secretário geral) e Franklin Rodrigues Sousa Lima (tesoureiro).

O presidente eleito ressaltou, durante toda a campanha, que pretende "unir a força e a vontade do jovem advogado com a sabedoria e experiência dos mais velhos" para fazer uma classe respeitada, além de trabalhar por uma OAB "independente, presente e atuante" junto às autoridades e instituições.

Entre as propostas estão a aproximação da OAB junto aos estudantes de Direito dos 9º e 10º períodos, muitos já aprovados no Exame da Ordem e promover debates mensalmente sobre assuntos de interesse geral da sociedade.

Segundo Quezado, o advogado em início de carreira também terá uma atenção especial da sua gestão com a implantação do projeto "OAB Primeiro Escritório" e ainda lutará junto à Seccional Tocantins por uma anuidade diferenciada nos 5 primeiros anos.

Perfil de Quezado - Subseção de Araguaína

José Pinto Quezado é natural de Aurora (CE), mas reside em Araguaína desde o 1º ano de vida. Atualmente são 38 anos na cidade. Advogado graduado na Unitins, Colinas, em 2002. Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro; Pós-graduado em Direito do Consumidor pela Universidade do Tocantins (Unitins); Pós Graduado em Direito Público (Constitucional, Administrativo e Tributário) pelo Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa (ITOP).

Na OAB, já exerceu as funções de presidente da Comissão da Cidadania da Subseção Araguaína, Gestão 2004 a 2009; foi presidente da Comissão do Advogado em início de carreira da OAB Seccional Tocantins, 2007 a 2009; Membro titular do Conselho da OAB Seccional Tocantins, 2010 a 2012, e membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/TO, de 2013 a 2015.

Perfil de Walter Ohofugi - Seccional Tocantins

Graduado pela Faculdade Mackenzie, de São Paulo, Walter Ohofugi, em 1989, aceitou o desafio de representar juridicamente a companhia de energia elétrica do Tocantins, fixando sua residência no Estado, em 1990.

Em 1994, Ohofugi atuou como assessor no Tribunal de Justiça e, em 1998, retornou à Companhia de Energia com um escritório de forma terceirizada. Hoje, juntamente com mais três sócios, Ohofugi comanda um escritório com 12 colaboradores.

É casado, pai de quatro filhas, apaixonado por esportes, uma herança do pai, geofísico da Petrobras, praticante de Judô, o que ensinou aos filhos. Nascido em Alagoas, em uma das transferências do pai, Walter morou ainda em Salvador, onde aprendeu surf e natação. Hoje, ele é um triatleta, tendo sido um dos primeiros tocantinenses a completar a prova Iron Man, a qual já disputou cinco vezes.