Redação/Araguaína Notícias

Em comunicado à imprensa nesta sexta-feira (27) a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, informou que já constatou 11 casos de microcefalia em bebês nascidos em Araguaína. Seis recém-nascidos são da cidade e outros cinco de municípios circunvizinhos.

De acordo com a Prefeitura,  a constatação foi feita com o monitoramento da Secretaria da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Com o aleta do Ministério da Saúde de que os casos tenham possível relação como vírus Zika, foi aberta uma investigação.

No comunicado, a Prefeitura explicou que todos os casos de microcefalia, a partir de então, estão sendo monitorados pela secretaria e comunicados ao Ministério da Saúde, para que se estabeleça um protocolo de atuação, caso vier a ser confirmada a correlação com o vírus Zika.

O comunicado assegura que  Secretaria da Saúde vem trabalhando continuamente no combate à dengue na cidade. A prefeitura informou que vai intensificar a prevenção e o combate da novas endemias, como Chikungunya e a Zika, que têm em comum o mesmo mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.

Cuidados de todos

O Município enfatiza que a população tem que participar com a limpeza de suas residências, pois de acordo com dados levantados pelo CCZ, 75% dos focos de mosquito Aedes aegypti estão em residências. Destacando que com a limpeza nos lotes, dentro das residências, diminui o número de focos e, consequentemente, diminuir o número de casos da dengue e também dessas outras doenças.

 “Não basta apenas o poder público fazer a sua parte, a população também tem que fazer a dela, mantendo os seus quintais limpos, retirando qualquer coisa que possa acumular água”, ressaltou a responsável técnica do CCZ Mariana Parente.