Joselita Matos/Ascom Araguaína

Durante um encontro realizado na manhã dessa sexta-feira, 27, oito prefeitos da microrregião do Médio Rio Pomba conheceram as potencialidades de Araguaína. O encontro foi promovido pelo Sebrae/Araguaína e teve o apoio da Prefeitura, que contou com a presença dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Finanças, Saúde, Administração e de Planejamento, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Quinta Neto, abordou temas relacionados ao agronegócio, o Programa do Calcário que está distribuindo o material para os produtores da região de Araguaína, a instalação de uma unidade da Embrapa, o Parque Tecnológico, além das vantagens que o Município tem em estar em uma região com uma boa logística para escoamento de produtos. “São todos os assuntos que estão na agenda do Município”, destacou Quinta Neto.
 
Na área de Planejamento e Meio Ambiente, foi apresentado aos prefeitos mineiros que o Município está participando do Concurso Nacional de Nascentes, da revisão do Plano Diretor com o novo conceito de ordenamento urbano. “Todas as áreas que você olhar na gestão Ronaldo Dimas vai ter um ótimo exemplo para poder mostrar para outras cidades do que está dando certo aqui”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico.
 
Já na área de Finanças, destacou-se sobre os investimentos realizados tanto na questão da transparência como a informatização, a desburocratização da gestão. “Hoje o cidadão com um computador conectado à internet, tem acesso a todos os serviços públicos do Município, sem precisar ir, necessariamente, na Secretaria da Fazenda”, explicou Quinta Neto. “São exemplos de agilidade, de eficácia e, principalmente, de senso de urgência e de espírito público”, finalizou.
 
A prefeita de Rio Novo, da Zona da Mata de Minas Gerais, Maria Virgínia do Nascimento Ferraz, foi uma integrante da comitiva que conheceu Araguaína e as suas potencialidades. “A vinda aqui é para ver novas expectativas, de como estão trabalhando com os microempreendedores e também outros investimentos em diversas áreas, para poder agregar às nossas ideias”, comentou a prefeita.
 
A gestora municipal se interessou pelo fomento com o grupo de artesanato, utilizando sementes locais. “É uma atividade específica daqui, e como a administração fez junto com o Sebrae em aprimorar esse artesanato local. Nós estamos vendo esse fortalecimento do artesanato local”, pontuou.